Eustáquio Rangel

Desenvolvedor, pai, metalhead, ciclista

Usando o SSH para conectar em um banco MySQL remoto

Publicado em Developer


Túnel

Hoje precisei conectar direto no banco de dados do meu site, para começar a fazer o processo de incluir tags e URLs mais descritivas para os meus posts. Eu poderia usar um programa em Ruby usando o ActiveRecord para fazer isso, mas iria gerar uma enxurrada de posts novos no feed, e não seria legal. Decidi conversar diretamente com o banco de dados.

O problema é que o hosting não deixa conectar remotamente a não ser que se configure explicitamente os usuários e IPs remotos permitidos, e com IP dinâmico não fica uma coisa muito legal. O interessante é que temos a opção de usar um túnel SSH para fazer o serviço. Para criar o túnel (lembrem-se, eu uso GNU/Linux) é só usar o seguinte comando:

ssh -L 3307:mysql.host.com:3306 user@host.com

Onde 3307 é a porta por onde vou conectar localmente o túnel, host.com é o seu host e user é o usuário que vai conectar no host. Depois de executado esse comando, ele irá conectar no host normalmente como uma sessão SSH, mas criará o túnel. Para conectar no túnel, vamos usar:

mysql -u user -p -P 3307 -h 127.0.0.1 database

Onde user é o usuário do banco de dados, 3307 é a porta local do túnel que criamos e database é o nome do banco de dados. A partir desse momento, estamos conectados com o banco de dados remoto usando a autenticação e conexão do túnel SSH. Fica a dica de como conectar no túnel usando Ruby:

con = DBI.connect("DBI:Mysql:database=banco;host=127.0.0.1;port=3307","user","pass") 



Comentários

Comentários fechados.

Artigos anteriores