Twitter, Scala e Ruby
Publicado em Developer
rails ruby scala twitter
E lá vamos nós de novo! Houve um zum-zum-zum por aí onde se comentou que o Twitter estava (está, sei lá) trocando Ruby por Scala que o mundo quase acabou. Teve gente que, se estivéssemos na idade média, com certeza iam ir munidos de cruzes e tochas na sede do Twitter para tentar queimar tudo, bando de hereges. Literalmente choveram posts sobre isso na web, que eu acho que nem compensa linkar por causa de todo o ruído que causaram, com exceção notável desse aqui do Ronaldo Ferraz, onde, como sempre, ele elabora o tema muito bem, mas eu sou mais tosco (como sempre). Quis fazer esse um pouco mais direto, pois isso já está enchendo o saco.
QUE MAL TEM O TWITTER TROCAR DE RUBY PARA SCALA (OU WHATEVER)?
Isso vai te afetar? Só se você trabalha no Twitter e não sabe programar em porra nenhuma além de Ruby, e está com preguiça de aprender alguma coisa nova, o que é uma vergonha se tem a oportunidade. Bom, eu não trabalho no Twitter, e acredito que muita gente que está lendo isso também não, então qual é problema, diabos? Precisa de todo esse auê?
"Ah, mas isso pode queimar o filme da linguagem, dizendo que ela não escala, não aguenta o tranco, consome muitos recursos blá blá blá". Ok, vamos lá.
Quem programa na linguagem (ou em qualquer outra) e gosta do que ela faz e dos seus recursos não precisa se preocupar em "queimação de filme". Que coisa de modinha, pô! Talvez só se precisar entrar em um processo de convencimento da linguagem e/ou tecnologia para o chefe, que pode ser aquele tipo de ameba que toca toda a TI da empresa baseado em folders que recebe pelo Correio (sim, esse pessoal investe em papel bem bonito, nada de email), por muita grana e por notícias que ele vê no site da Info. E talvez essa notícia nem saia lá, então fique tranquilo.
Só fica "noiado" quem investe muito em uma "aura santa" da dita cuja e podem perder dinheiro e status (ah, esse talvez mande até mais do que o primeiro) se ela deixar de ser "cool", de ficar em evidência, se carregar o mínimo arranhão sobre o que alguém disse sobre ela. Aí se cria todo esse auê onde o marketing excessivo acaba saturando e remendando a situação, afinal, mesmo que não se chegue à uma conclusão o ruído foi criado e pode ser utilizado para disfarçar a coisa. Você não vai querer ser superficial desse jeito, vai? Olhe o que aconteceu com toda a aura que o Java tinha nos últimos anos. Na AURA, eu disse, não na tecnologia!
Vejam bem, eu escrevi um livro sobre a linguagem e fico divulgando ela por aí, mas NUNCA vou fazer um regaço desses se alguém disser "migrei de Ruby pra XYZ" (ok, eu posso ficar inconformado se você for para ASP ou coisa do tipo mas aí a discussão é, além de técnica, filosófica e é outra história) e não vejo necessidade de ficar provando que o pipi dela não é menor do que das outras. Putz, parece que xingam a mãe quando dizem que vão fazer uma migração, quando dizem que não gostam da linguagem ou que ela tem as suas limitações. TODA linguagem tem suas limitações, qual é o problema?
Apesar de ser grande utilizador e, porque não, "evangelizador" da linguagem, eu prefiro antes de mais nada ser honesto com quem lê minhas opiniões. Tomara que não chegue o dia em que eu fique sem grana e precise ser pago para dizer "ei, isso é legal", mesmo que a coisa seja uma porcaria. A gente tem visto isso acontecer muito ultimamente, e é algo bem nojento. E eu uso a linguagem sim por achar ela muito boa, não porque quero parecer o gostosão da cocada preta de Ruby. Quem acompanha aqui pode ver que sou bem sossegado em termos de marketing.
Acredito que se você gosta da linguagem, está se divertindo fazendo com gosto os seus programas nela, não deve ligar para umas notícias dessas. Se a gente ligasse tanto para o que os outros fazem e falam não teríamos um monte de coisas legais que tem por aí.
Agora, você está começando agora a usar Rails, ou está estudando a linguagem, ou pretende migrar a sua aplicação de XYZ para Rails e está preocupado porque o Twitter migrou, sendo que a sua aplicação pode consumir 1/1000 dos recursos que a deles consome ??? Benza Deus hein!!! Se for desistir fácil assim, melhor comprar a revista mais cara que tem na banca de gerentes e escolher a tecnologia mais cara e talvez, mais obscura, onde você nunca precise escutar nada que possa deixar ela menos "cool". Eita palavrinha que rima com outra coisa.
Comentários
Comentários fechados.
Artigos anteriores
- Pull requests em modo raiz - sex, 22 de dezembro de 2023, 09:57:09 -0300
- Qual a idade do seu repositório? - ter, 27 de dezembro de 2022, 12:50:35 -0300
- Utilizando ctags em projetos Rails mais recentes - qui, 24 de junho de 2021, 08:23:43 -0300
- Fazendo o seu projeto brotar - seg, 15 de julho de 2019, 08:57:05 -0300
- Learn Functional Programming with Elixir - sex, 02 de março de 2018, 18:47:13 -0300
- Ambiente mínimo - Driver Driven Development - qua, 23 de agosto de 2017, 15:15:03 -0300
- Ambiente mínimo - repositórios de código - dom, 16 de abril de 2017, 13:02:14 -0300
- Ambiente mínimo - terminal e navegador - dom, 02 de abril de 2017, 21:43:29 -0300
- Utilizando muitas gems no seu projeto? - sáb, 29 de outubro de 2016, 11:57:55 -0200
- Desenvolvedores e inteligência artificial - seg, 11 de julho de 2016, 09:09:38 -0300
Uma dica de site, para encurtar alguma url para poder postar no twitter sem usar muitos caracteres, acesse www.okm.me
Hahahaha... isso ae concordo com vc, ótimo artigo...
Visita meu site:
Solviver Piscinas - www.solviverpiscinas.com.br
Ótimo texto!Convido para visitar o blog da Compujob - http://www.compujob.com.br/lounge - que também sempre traz novidades sobre tecnologia, cultura e informação.
Heh.
É a velha história de escolher a ferramenta certa para a coisa certa.
O triste é que parece termos mais mecânicos que só sabem usar a chave de fenda do que os que aprenderam a usar martelos, grifos etc.
O Twitter só causa o alvoroço porque é o "hype" do momento. =)
Abração, Dr!
Muito bom o post continue assim!
visite: http://www.sempremaisestetica.com.br (Sempre Mais Estética)
Site super Legal Desenvolvido pela Namp - http://www.namp.com.br
Æ!!
Eu resolvi nem me pronunciar muito nesse esquema do Twitter, apenas li algumas das coisas ( como o post do Ronaldo e o do Akita ).
Acho que as pessoas querem mostrar que o Ruby/Rails é o melhor, e como o Twitter é o grande case de sucesso do Rails, o pessoal fica meio defensivo de ver ele mudando.
Mas como você disse, não vai ser isso que vai fazer o Ruby/Rails melhor ou pior...Se você tiver uma applicação do tamanho do Twitter pode ser que você queira tentar outra coisa ( mesmo esse sendo ou não o problema ), mas difícilmente veremos uma aplicação fazendo tudo o que o Twitter faz, portanto, essa discussão é realmente sem fundamentos...
Desde que o Twitter continue funcionando para que possamos "Twittar" já está ótimo. =)
Há braços
TaQ, para lhe ser sincero, vi este ruído no próprio Twiter, quando o pessoal começou com o mesmo papo de escalar ( cada vez que isto começa fico imaginando um monte de programador vestido de escalador, tentando alcançar o cume da memória infinita :P ), e acabaei nem acompanhando.
O grande problema da maioria das pessoas é tentar provar para elas mesmas que algo vale a pena só porque é usado por um player qualquer.
No fim, escalar ou não escalar nem é culpa de linguagem, é culpa de projeto.
Seja Java, C, Python ou Ruby, se o infeliz que começou aquela obra prima, não pensou em futuro ... garanto, a coisa vai ficar cada vez pior com o passar dos anos ... :-)
Creio que o Twitter tenha sido algo assim.
Os caras do Twitter sabem causar um alvoroço isso é fato.
Concordo com grande parte dos seus agumentos mais o alvoroço que o Twitter causa é grande parte por seus desafios. É sem dúvida a maior app rails rodando e os caras enfrentam muitos problemas e eles não parecem que tem um apego tão forte ao ror ou uma vontade(ou talvez capacidade) de contribur com soluções para ajudar outros a escalar a esse nível. Preferem reclamar a fazer.
Outra parte é que os caras do twitter parecem ser quase tão fpd quanto o DHH. Li em algum lugar que isso tudo foi meio que um showzinho de marketing por que um deles iria lançar um livro de Scala.
PS:
Depois dessa dei uma olhada mais a fundo em Scala, parece ser uma linguagem fenomenal com aquela tipagem inferida usando hindey-milner, além das construções para paralelismo usando Actors. Parece ser uma linguagem que une as melhores features de Erlang, Ruby, Java sem deixar de ser produtiva, legível e muuito rápida.
PPS:Depois de ler a documentação do Scala e ler alguns posts no lambdatheultimate qualquer um soa como phd em linguagens de programação. Só soa. =P
Uma coisa é fato: Se o que está por detrás desta confusão é o medo de alguns fanboys de Ruby perder mercado, é bem provável que eles se tornem vítimas do próprio mecanismo que eles criaram, porque nesse exato momento devem haver muitas pessoas que conheciam Ruby, PHP, Java ou seja lá o que for mas não conheciam scala que estão começando a ler sobre o assunto.
TaQ, lembra quando lá por 2000, ou 2001, quando Java ainda era algo cool, e o Yahoo decidiu usar PHP? Eu lembro que muita gente quis cortar os pulsos... isso afetou o Java?
E agora, os caras do Twitter migraram apenas uma parte do backend (os daemons, coisa para a qual a JVM é muito boa), e disseram que vão manter toda a estrutura web em Ruby, pq é mais produtivo (ohhh, que novidade).
Ainda: Scala é legal, tem uns esquemas de paralelizar sozinha várias coisas quando possível (por ser uma linguagem funcional e quase tudo ser imutável por padrão), mas é preciso lembrar que os caras do Twitter, além de sempre experimentarem diversas linguagens, um deles é autor sobre um livro de Scala.
E outra, o serviço é deles, se eles quiserem fazer em Assembly, que mal há? Meu site mesmo, é em PHP (e eu sempre xingo o PHP).
Como comentei com vc hoje cedo, Finalizo dizendo 3 coisas sobre o assunto:
- o pessoal que odeia Java sem conhecer subestima a JVM;
- o pessoal de Java que não sabe outra coisa subestima a facilidade e clareza do Ruby (afinal, eles NÃO vão trocar a parte web, e o Twitter tem milhares e milhares de acesso);
- 99% dos carinhas que estão se doendo não sabem mais de 1 linguagem (provavelmente, mal sabem essa uma).
Eu não entendo como ainda existem pessoas que torcem contra ou a favor uma determinada linguagem. Exceto poucas, as linguagens vem e vão e os verdadeiros programadores tem que se sentir a vontade com qualquer uma. Acho que 'sair no tapa' por linguagem é uma estupidez.
Cada um usando a sua e adiantando o seu lado está ótimo, não acham?
O twitter especificamente tem alguns problemas que ao meu ver são independente de linguagem.
abraços!!!
Que povo besta! Por acaso o orkut usar ASP faz alguma coisa de bom pela imagem da concocção satânica mata-desenvolvedores da Microsoft?
Direto ao ponto e contundente, mas verdadeiro. Esse é meu tiuzão Metaleiro! :)
Me lembra post do DHH, que era mais ou menos assim:
"Não me importa se o Rails vai virar 'main stream' ou não, já temos usuários o suficiente. Mais deles talvez não seja uma coisa boa."
Cuida do seu, deixa os do outros em paz. :D
Muito boa percepção!
Parabéns.
[]'s
Cacilhas, La Batalema
Ruby/Rails não escala!
Ótimo texto!
Também fico furioso com esse bando de idiotas que fazem carnaval em cima de bobagens...
*sarcasm* Eu ainda acho que o ASP 1.0 seja o futuro da internet. Aquela velocidade de conexão com os "bancos de dados" Access nunca mais foi superada! */sarcasm*
hahaha