Eustáquio Rangel

Desenvolvedor, pai, metalhead, ciclista

Transparências no XFCE4

Publicado em FLOSS


Estou usando o XFCE4 e tem uns lances bem legais com transparências. Nada de tirar o fôlego parecido com o Beryl, mas o interessante é que com uma plaquinha de vídeo modesta e os pacotes padrões já conseguimos esses efeitos. Segue um pequeno vídeo de amostra (esse vídeo precisa do plugin do Flash 9):

Ali podemos ver (bem pequenininho, tá, eu sei) o Terminal, que é um terminal bem simpático com suporte a abas (parece coisa de absorvente isso, né não?), e as transparências que habilitei quando arrasto ou redimensiono alguma janela. O efeito é melhor do que esse do vídeo, como disse, estou usando uma placa de vídeo mais modesta ... Logo após abri o Vim e o Thunar, que é o gerenciador de arquivos padrão dessa versão do XFCE. Como disse, não são aqueeeeles efeitos, mas é uma coisinha barata e legal para mostrar para os amigos. Uma coisa engraçada é que em casa eu tenho uma NVidia TNT2 (velhinha né) e os efeitos ficaram doidões. Deve ser alguma coisa do driver do -current do Slack ...

Algumas coisas que eu usei para fazer o vídeo:

FlowPlayer

O "player" do vídeo utilizado aqui é o FlowPlayer, um player liberado sob a licença Apache V2.0. As opções que usei estão no fonte dessa página e tem muitas outras aqui.

recordmydesktop

O RecordMyDesktop é o programa que utilizei para gravar o vídeo. Ele tem várias opções e uma interface gráfica para os que não gostam da linha de comando.

ffmpeg

Utilizei o ffmpeg para converter do formato Theora para o formato do Flash, flv. Usei a seguinte linha de comando: ffmpeg -i video.ogg -s 320x240 video.flv.

FLVTool2

Mesmo com a conversão, o player do Flash precisa de mais informações que são inseridas no arquivo usando o FLVTool2. Como o dito cujo é feito em Ruby (uia!), nada que um gem install flvtool2 não resolva. Após instalado, usei flvtool2 -U video.flv no arquivo criado no passo anterior.

Depois foi só fazer upload dos arquivos. Acho que tem ainda alguma coisa para melhorar no processo, mas pelo menos já comecei a fazer esses videozinhos. :-)




Comentários

Comentários fechados.

Artigos anteriores