Eustáquio Rangel

Desenvolvedor, pai, metalhead, ciclista

Tarefas, histórias e tomates

Publicado em Developer


Esse ano está sendo interessante. Após a correria de impostos e dívidas do começo do ano, e superação de algumas encanações pessoais, parece que o meu ritmo de alguns anos atrás está voltando. É, amigos, eu estava com a rotação reduzida fazia um bom tempo, aquele pique desde o tutorial de Ruby de uns bons anos atrás havia se esvaido bastante por N motivos, mas agora parece que estamos voltando à programação normal, ainda bem!

Alguns anos atrás fiz a minha empresa, que nem tem um nome fantasia legal ainda, e estávamos em um lance mercadológico pouco agressivo e mais no esquema de "come quieto", mas agora penso que chegou o momento de dar um gás na coisa e mostrar que estamos por aqui. Para ajudar nessa questão, eu já estava me "armando" tanto pessoal como profissionalmente com algumas ferramentas, entre elas o Remember the Milk e o Pivotal Tracker, e adotado algumas técnicas como pomodoros para executar minhas tarefas diárias.

Apesar das interfaces das ferramentas serem ótimas e o applet de temporizador do Gnome ser ótimo, eu ainda sentia falta de algo mais prático do que deixar ambos os sites abertos enquanto executava minhas tarefas/histórias e de conectar meus pomodoros com as ditas cujas, então desenvolvi algumas ferramentas para isso.

Funcionalidade

As funcionalidades apresentadas pelas ferramentas não incluem a inserção de tarefas e histórias. Como mencionei antes, as interfaces presentes nas ferramentas são ótimas e ricas em detalhes, e eu costumo fazer todo o meu planejamento antes em um rascunho em papel mesmo e logo após inserir todo o meu trabalho, com pouca ou nenhuma alteração ou inserção durante o trabalho. Fiz as ferramentas que somente me permitem completar ou alterar o estado do que foi previamente cadastrado. Talvez mais para frente eu adicione a funcionalidade de inserção,

Linguagem

A linguagem escolhida para as ferramentas foi Python. "Ué, você não é um cara de Ruby?", vocês podem perguntar. Antes de mais nada, sou um programador que utiliza e conhece várias linguagens, conhecendo algumas melhores do que as outras. Isso dito, Python já vem instalada com vários módulos, inclusive o PyGTK, no Ubuntu, que é a distribuição que eu uso atualmente, e ficou mais prático utilizá-la do que pedir para quem quisesse utilizar as ferramentas instalar Ruby e o Ruby-GNOME. Particularmente, eu prefereria ter feito em Ruby, apesar de Python também ser ótimo, mas vocês entenderam não é?

Ambiente

O ambiente para rodar todas as ferramentas é o Gnome, porém fiz todas pensando em ambientes que tem o GTK instalado juntamente com Python e alguns módulos. Todas utilizam o Gconf para guardar as suas configurações, e apenas uma utiliza o Gnome Keyring para armazenar a senha de maneira mais segura. Pretendo adaptar para armazenar as informações mesmo sem a presença do Gconf mais para frente, armazenando em arquivos escondidos no diretório do usuário.

Instalação

Todas as ferramentas estão disponíveis no meu Github. Não me preocupei (ainda) em fazer pacotes .deb ou .rpm para elas, então o esquema padrão de instalar para todas é clonar o repositório da ferramenta desejada e

sudo make install

e para desinstalar

sudo make uninstall

Todas tem tradução para pt_BR apesar das screenshots em Inglês.

Gmilk - Interagindo com o Remember the Milk

Algumas tarefas pessoais e profissionais eu mantenho no Remember the Milk, e queria uma maneira prática de visualizar e interagir com elas, para isso fiz o Gmilk. Ele fica como um ícone na tray bar:

ìcone

que quando clicado, mostra um menu:

Gmilk na tray bar

O Gmilk é bem simples: lista as tarefas do dia corrente, as do dia logo depois e as vencidas. Quando alguma é clicada, pode ser marcada como completa, após confirmação. Para utilizá-lo, é necessária a autorização da aplicação no site do Remember the Milk. Tem mais algumas informações sobre isso e sobre o estado representado pelos ícones no wiki do Gmilk.

Gtracker - Interagindo com tarefas e histórias do Pivotal Tracker

Com o Gtracker dá para controlar as suas tarefas e histórias nos vários projetos cadastrados no Pivotal Tracker.

Items do Gtracker

Algumas características do Gtracker;

Para interagir com uma história, fazendo ela ser alterada para o próximo estado, é só clicar com o botão direito na história desejada. Existem algumas configurações para ajudar na visualização das histórias como separar cada história em duas linhas e inserir um separador entre elas, assim como uma janela que mostra algumas estatísticas de quantas tarefas tiveram seus estados alterados.

O programa vai fazer atualizações periódicas de acordo com o intervalo estabelecido, removendo os projetos que já tem mais histórias ativas e inserindo novas histórias, tarefas e projetos novos.

Gpomo - Controlando e conectando seus pomodoros

Com o Gpomo dá para controlar seus pomodoros, suas pausas, e ainda conectar cada pomodoro com uma tarefa do Gmilk ou do Gtracker (eles conversam através do Dbus). Quando iniciado, será apresentado o ícone do "tomate desabilitado" na tray bar:

Gpomo

As configurações do Gpomo são as seguintes:

Para começar um pomodoro, apenas clique com o botão esquerdo no ícone do tomate. Ele ficará verde e irá "madurando" até ficar vermelho e piscar indicando poucos segundos para o fim do pomodoro, perguntando no final se foi um pomodoro válido ou se algum mala te interrompeu e você tem que cancelar o pomodoro. Após marcar um pomodoro como completo, o Gpomo vai "travar" e não deixar começar outro pomodoro até o tempo do intervalo correspondente terminar.Se o Gpomo detectar o Gmilk ou o Gtracker, ele permitirá conectar o pomodoro com alguma tarefa ou história presente, e terá o seguinte comportamento:

Existe uma janela de estatísticas que indica os pomodoros e pausas da sessão corrente.

Finalizando

Como um pequeno disclaimer, ainda estou trabalhando nas ferramentas, mas devem estar plenamente funcionais, já que as estou utilizando no dia-a-dia. Alguns recursos novos estão planejados e com certeza alguns bugs ainda existem (tomara que poucos!), mas elas estão aí para quem quiser usar. Eu vou começar a acelerar o ritmo tanto pessoal como profissional e espero que elas me ajudem a cumprir minhas metas daqui para frente, já que pretendo pisar fundo! :-)




Comentários

Comentários fechados.

Artigos anteriores