Ser ou não ser ... um troll?
Publicado em General
gnu linux troll
Hoje estava rolando algumas mensagens no Twitter sobre o fato de uma pessoa ser troll ou não. Vamos pegar a descrição do termo que consta no momento que escrevo esse post Wikipedia:
Um Troll, na gíria da internet, designa uma pessoa cujo comportamento tende sistematicamente a desestabilizar uma discussão, provocar e enfurecer as pessoas envolvidas nelas. O termo surgiu na Usenet, derivado da expressão trolling for suckers (lançando a isca para os trouxas), identificado e atribuído ao(s) causador(es) das sistemáticas flamewars.
O comportamento do troll pode ser encarado como um teste de ruptura da etiqueta, uma mais-valia das sociedades civilizadas. Perante as provocações insistentes, as vítimas podem (ou não) perder a conduta civilizada e envolver-se em agressões pessoais.
Vejam bem, o texto acima é uma definição, digamos, genérica - e livre - da coisa. É um termo muito subjetivo, pois apesar de englobar o comportamento básico de um troll, muitas pessoas (inclusive eu) podem ter interpretações diferentes, o que eu acho perfeitamente válido, afinal, cada um é cada um e tem o seu ponto de vista. O que eu acho um absurdo é estipular (ou tentar) regras e métricas para definir uma pessoa como um troll ou não, ou mesmo acreditar que se tem a moral para fazer isso, quando o próprio acusador pode ser caracterizado como troll por outras pessoas! Fatalmente uma regra ou métrica dessas obedeceria convicções pessoais ou políticas de uma determinada pessoa ou de um grupo delas.
Algumas pessoas podem me chamar de troll. Mas se esse é o preço por me expressar livremente, é barato, vou continuar fazendo isso e vou te falar, é muito melhor do que ser chamado de outras coisas que os que me chamam de troll são chamados. Eu aceito a alcunha de boa, principalmente porque em grande parte das vezes que me chamam disso eu nem esquento a cabeça por vir de quem vem e por saber que se eu disse ou escrevi alguma coisa não foi de graça, mas nunca, jamais, nem a pau, vou aceitar a idéia de ter alguma regra ou "checklist" forjada a fogo para categorização de uma pessoa por quem quer que seja, vindo do lado dos meus desafetos ou dos meus amigos, que possa descaracterizar o dito troll de alguma forma que impeça ele de exercer o direito de se expressar, desde que seja respeitado o ambiente onde se encontra a discussão.
Coincidentemente, vi agora há pouco uma história no mural do meu contador, cujo texto reproduzo abaixo e se enquadra bastante em toda essa situação:
Um homem rico estava muito mal, agonizando. Pediu papel e caneta e escreveu assim:
"Deixo meus bens a minha irmã não a meu sobrinho jamais será paga a conta do padeiro nada dou aos pobres"
Morreu antes de fazer a pontuação. A quem deixava ele a fortuna? Eram quatro concorrentes.
Moral da história: a vida pode ser intepretada e vivida de diversas maneiras. Nós é que fazemos sua pontuação. E isso faz toda a diferença ...
- O sobrinho fez a seguinte pontuação: "Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho. Jamais será paga a conta do padeiro. Nada dou aos pobres."
- A irmã chegou em seguida. Pontuou assim o escrito: "Deixo meus bens à minha irmã. Não a meu sobrinho. Jamais será paga a conta do padeiro. Nada dou aos pobres."
- O padeiro pediu cópia do original. Puxou a sardinha para o lado dele: "Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho? Jamais! Será paga a conta do padeiro. Nada dou aos pobres."
- Aí, chegaram os descamisados da cidade. Um deles, sabido, fez essa interpretação: "Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho? Jamais! Será paga a conta do padeiro? Nada! Dou aos pobres."
Comentários
Comentários fechados.
Artigos anteriores
- Pull requests em modo raiz - sex, 22 de dezembro de 2023, 09:57:09 -0300
- Qual a idade do seu repositório? - ter, 27 de dezembro de 2022, 12:50:35 -0300
- Utilizando ctags em projetos Rails mais recentes - qui, 24 de junho de 2021, 08:23:43 -0300
- Fazendo o seu projeto brotar - seg, 15 de julho de 2019, 08:57:05 -0300
- Learn Functional Programming with Elixir - sex, 02 de março de 2018, 18:47:13 -0300
- Ambiente mínimo - Driver Driven Development - qua, 23 de agosto de 2017, 15:15:03 -0300
- Ambiente mínimo - repositórios de código - dom, 16 de abril de 2017, 13:02:14 -0300
- Ambiente mínimo - terminal e navegador - dom, 02 de abril de 2017, 21:43:29 -0300
- Utilizando muitas gems no seu projeto? - sáb, 29 de outubro de 2016, 11:57:55 -0200
- Desenvolvedores e inteligência artificial - seg, 11 de julho de 2016, 09:09:38 -0300
Eu sou troll, vou continuar sendo troll e ainda adoro ser troll. No fim das contas, hoje em dia, qualquer pessoa que tenha opinião própria é considerado troll.
Se você concorda com a maioria ... aí é visto como gente boa ...
Eu também tenho percebido essa tendência. Procuro evitar teorias conspiratórias, mas não duvido não de uma tática de espalhar e incitar esse posicionamento. Num dos maiores, talvez o maior "site boi" nacional, se vê seguidamente um comentarista de redmond. E seguindo o comportamento dos de mais, ele generaliza e baixa o nível bem legal.
Conspirações a parte... tem muita gente que ataca por sua mediocridade e comodismo. Outros que criticam daquele jeito, tipo o cara que baba por uma menina linda, quando não consegue, fala que ela é baranga. Haha.
Acho tudo isso triste, mas fico contente com o final, que não faz diferença e você continua com sua opinião.
Sobre um podcast, poderia criar um novo, chamar mais alguém. Sinto falta de comentários e debate de gente que não se pendura no saco escrotal esperando banners de certas empresas.
Abraço!
Ismael, é, mas a coisa está em nível mundial viu. Me preocupa esse "cale a boca, vocês são trolls" que insistem em repetir numa aparente tentativa de vencer pela insistência ou pelo "spin", mas como disse acima, isso nunca vai fazer sentido pra mim.
Os bois estão por aí, tentando desesperadamente dizer que os gnus são o grande problema. :-) Talvez agora ainda não seja o momento de dar nome à eles.
O Pão-de-Cast finou-se, coitado. Caiu um troll - ou um ogro, sei lá - em cima do coitado. :-)
Aqui nas nossas internets tupiniquins se está criando ou reforçando um conceito peculiar de que, se mencionar qualquer coisa a favor de Linux e/ou Software Livre, logo, você é troll. Desse jeito mesmo, não precisa falar mal de nada, nem dizer que isso é melhor que aquilo.
Não sei se é seu caso, mas tem chance, já que vez por outra menciona o assunto.
A covarde técnica de desmerecer completamente um lado, a fim de nem precisar debater, afinal, o outro é desqualificado.
Gostaria que desse nome aos mencionados bois, mas entendo que não o faça.
Abraço.
p.s.: E o pãodcast, desistiram mesmo? Troll maldito !!
;)