Eustáquio Rangel

Desenvolvedor, pai, metalhead, ciclista

Programming HTML5 Applications - Zachary Kessin - O'Reilly

Publicado em Developer


Programming HTML5 Applications - Zachary Kessin - O'Reilly - cover

Alguns dias atrás li uma frase que dizia o seguinte:

Não acredito que as pessoas ainda estão questionando se "web designers devem programar". É a mesma coisa que dizer se chefs devem cozinhar ou carpinteiros tornear madeira.

Apesar da polêmica que pode levar, devo concordar que web designers tem sim que aprender alguma programação. Designers são outra história, mas acredito que quem lida com aplicações web hoje em dia tem que saber o mínimo de código para não ficar boiando em muitos recursos que poderia utilizar. E parece que o Zachary Kessin, autor do livro "Programming HTML5 Applications", da editora O'Reilly, também concorda com isso, pois foi uma grata surpresa descobrir que o livro escrito por ele trata muito de código relevante para o bom uso de vários recursos que estão pipocando com o HTML5.

Para vocês terem uma idéia, de 118 páginas de conteúdo (o livro tem 140), até a página 47, o livro trata apenas de JavaScript, e não o JavaScript "tradicional" que estamos acostumados na maior parte de livros de HTML: temos explicações sobre programação funcional, citações sobre (e algum código até) Lisp, Haskell, utilização do prototype, currying, function hoisting e uma visão breve, porém bem prática, sobre testes de JavaScript com QUnit e Selenium. Ou seja, não compre o livro se não quer ver algum código mais avançado que nos outros livros que tratam apenas de HTML.

Nos outros capítulos onde não trata de JavaScript, o autor trata de forma breve porém eficaz sobre local storage, IndexedDB, tratamento de arquivos, armazenamento offline, web workers (com um exemplo de fractal usando canvas), web sockets (onde temos um pouco de código com EventMachine e Erlang), e no capítulo final, de forma muito breve (5 páginas!!!), algumas das novas tags do HTML5.

O título do livro talvez seja meio confuso, e quem comprá-lo pensando que vai aprender apenas a boa e velha (nova, agora no HTML5) semântica de um documento HTML, com certeza vai ficar frustrado. Mas é um livro curto, com bom conteúdo e várias referências e ganchos para alguns dos recursos que o autor cita brevemente, totalmente relacionados ao desenvolvimento de aplicações web com HTML5. Eu gostei.




Comentários

Comentários fechados.

Artigos anteriores