Eustáquio Rangel

Desenvolvedor, pai, metalhead, ciclista

PHP e Rails

Publicado em Developer


Estava eu vendo um post chamado PHP vs. Ruby on Rails. An evolutionary story of a Web Developer and his tools quando notei uma coisa. Ás vezes por desconhecer a linguagem ou até de maldade, as pessoas pintam o diabo mais feio do que ele é.

Por mais que eu ache Ruby melhor que PHP (eu uso as duas diariamente), vamos fazer a coisa certa né. Se vocês derem uma olhada nos exemplos de código que eles deram lá, para fazer a mesma coisa ...

PHP

<?php
$array = ['my list', 'of', 'items'];
for ($x = 0; $x < count($array); $x++) {
  echo $array[$x];
}
?>

Ruby

array = ['my list', 'of', 'items']
array.each { |item| p item }

... verão que o demo está pintado com cores mais radiantes mesmo. Em primeiro lugar, o jeito que ele criou um array em PHP está estranho. É só dar uma olhada nas funções de array (que na verdade, são hashes) para ver isso (ou tentar rodar o código, vá).

Em segundo lugar, o exemplo foi complicado desnecessariamente. E o de Ruby poderia ser mais simples também! Que tal:

PHP

<?php
	$array = array('my list','of','items');
	foreach($array as $item)
		echo "$item\n";
?>

Ruby

%w(my\ list of items).each {|item| puts item}

Acrescentei newlines ali no meio para deixar mais bonitinho no console. Se o código foi complicado por não ter muito conhecimento da linguagem, tudo bem, mas se foi de propósito, que feio hein.

Atualizado: Ei, o cara alterou o artigo hoje, um dia depois do meu post! Sacanagem. Mas eu juro para vocês que os códigos estavam do jeito que coloquei acima.




Comentários

Comentários fechados.

Sem nenhum comentário.

Artigos anteriores