O chefe
Publicado em Politics
Não sei há quanto tempo esse material está disponível, mas só o vi semana passada. Sei que alguns vão ter algumas reações meio, digamos, nervosas, ao ver esse material, mas fazer o que. Eu dei uma olhada e achei uma coisa muito interessante. Lógico que eu sou suspeito de falar pois não escondo de ninguém que a turma que está no governo aí nunca me agradou, especialmente o "chefe" mencionado nesse livro digital. Eu fiz o download do livro no fim de semana mas ainda não li, mas por uma rápida passada nas páginas deu para perceber que é uma compilação de fatos que ocorreram relacionados ao escândalo do mensalão (para os outros tomara que lancem mais algumas compilações também) nas suas 356 (!!!) páginas.
Já até vejo alguns comentários falando da "grande mídia golpista" estar por trás desse material. O livro é resultado do trabalho de Ivo Patarra, que nos dá o seguinte currículo:
Nascido em São Paulo em 1958, Ivo Patarra, jornalista, foi repórter dos jornais Folha de S.Paulo, Folha da Tarde, Diário Popular e Jornal da Tarde. Como profissional independente publicou, entre outras, as reportagens "Nova York - São Paulo de motocicleta: 73 dias de aventura e emoção", "Fome no Nordeste Brasileiro" e "Morte de Juscelino Kubitschek: acidente ou atentado?". Ivo Patarra também respondeu pelos departamentos de comunicação das Prefeituras de São Paulo, Guarulhos, Osasco e São Bernardo do Campo.
Apesar de já ter trabalhado para a tão demonizada "grande mídia golpista", o jornalista parece que fez todo o trabalho de forma independente e de forma livre de amarras com os "grandes chefes" (sejam eles quem forem), como cita:
O escândalo do mensalão confirma, uma vez mais, que a imprensa livre, pluralista e vigilante é imprescindível à democracia e ao Estado de Direito. Nada melhor para a sociedade do que jornalistas determinados, incapazes de se curvar a pressões econômicas, chantagens políticas ou ao benefício das sempre generosas verbas publicitárias, em troca da omissão e do silêncio sobre o jogo sujo dos “donos” do poder. Este livro homenageia dezenas de profissionais de imprensa, aqui citados nominalmente. São repórteres que não se intimidaram, não abaixaram a cabeça aos poderosos da vez, e contribuíram de forma decisiva para desvendar e elucidar o mais extenso e complexo esquema de corrupção governamental da história brasileira, em todos os tempos.
Lógico que podem argumentar N coisas sobre o cara estar ou não de rabo preso com alguém. Mas aí ficamos empacados: se o sujeito já teve alguma coisa com a "grande mídia golpista" (eu fico repetindo isso pois acho cômico de tão trágico) ele pode ter todo o seu trabalho rechaçado, se ele for um pequeno repórter de Jerincongaba Mirim do Sul também, e aí, como ficamos?
Eu digo o seguinte: pelo pouco que já li, o autor lista vários fatos, comentários e referências e não exercita a sua opinião pessoal sobre eles, delegando a interpretação à quem lê o livro, não isentando o material de ser uma crítica ao atual governo e à toda a lama que ocorre dentro do cerco político. Convém dar uma olhada, mesmo que você morra de amores pelo partido político dominante hoje em em dia e pelo seu "chefe" que nunca sabe de nada. Pode inclusive copiar e mandar para os amigos, pois o livro é distribuído sob uma licença da Creative Commons. Nunca na história desse país eu vi uma compilação assim.
Comentários
Comentários fechados.
Artigos anteriores
- Pull requests em modo raiz - sex, 22 de dezembro de 2023, 09:57:09 -0300
- Qual a idade do seu repositório? - ter, 27 de dezembro de 2022, 12:50:35 -0300
- Utilizando ctags em projetos Rails mais recentes - qui, 24 de junho de 2021, 08:23:43 -0300
- Fazendo o seu projeto brotar - seg, 15 de julho de 2019, 08:57:05 -0300
- Learn Functional Programming with Elixir - sex, 02 de março de 2018, 18:47:13 -0300
- Ambiente mínimo - Driver Driven Development - qua, 23 de agosto de 2017, 15:15:03 -0300
- Ambiente mínimo - repositórios de código - dom, 16 de abril de 2017, 13:02:14 -0300
- Ambiente mínimo - terminal e navegador - dom, 02 de abril de 2017, 21:43:29 -0300
- Utilizando muitas gems no seu projeto? - sáb, 29 de outubro de 2016, 11:57:55 -0200
- Desenvolvedores e inteligência artificial - seg, 11 de julho de 2016, 09:09:38 -0300
Sérgio,
"Então as prisões e inquéritos da PF se deram por conta dos inegáveis avanços tecnológicos e culturais de ua sociedade cada vez mais conectada? Creio que só isso não explica!"
Não explica mas ajuda. ;-)
"O PT, a despeito do que se tem veiculado na grande imprensa ainda é um dos partidos mais éticos e com mais esquemas institucionais para coibir desvios éticos..."
Isso é um petista falando. Eu e mais um monte de gente preferimos acreditar no Papai Noel do que nisso (ei, ele chegou no shopping aqui hoje!).
"após o primeiro mandato do LULA tenha trazido para dentro do partido as mesmas práticas "deploráveis" dos partidos tradicionais"
Sério mesmo que você acredita realmente que isso não existia antes do mandato do Lula e que era realmente o único partido político perfeito da história?
Eu também não tive tempo para ler tudo isso não, pois como você mencionou, a gente tem outras prioridades ... as está na lista aqui e creio que, como disse antes, é de bom proveito para todos.
Opa Taq e todos (again)
Então as prisões e inquéritos da PF se deram por conta dos inegáveis avanços tecnológicos e culturais de ua sociedade cada vez mais conectada? Creio que só isso não explica!
Veja, uma grande parte da grande imprensa é golpista sim... o episódio do acidente da TAM, a cobertura do mensalão e a invasão de privacidade dos computadores dos ministros do STF no Caso Dirceu e etc... são exemplos...
Outra coisa, bem distinta, é a liberdade que esta mesma imprensa e qualquer pessoa com liberdade de opinião tem de manifestar livremente isto, quer seja porque os meios materiais e técnicos estão disponíveis, quer seja por que é uma política de governo!
O PT, a despeito do que se tem veiculado na grande imprensa ainda é um dos partidos mais éticos e com mais esquemas institucionais para coibir desvios éticos...Ainda que tenha que admitir que o crescimento do PT após o primeiro mandato do LULA tenha trazido para dentro do partido as mesmas práticas "deploráveis" dos partidos tradicionais (falta de discussão política, convenções cheias com "kombis" de políticos, cabos eleitorais pagos, e etc...)
Além disto o PT, por incrivel que pareça, é feito de pessoas, e como já disse Leminski..."Tudo que respira conspira"
Não obstante a tudo isso, em janeiro terei tempo livre e lerei este material... já está na minha lista de tarefas a fazer... tudo bem que depois de ir a praia com as crianças, fazer abdominal, dar mais atenção a patroa, evangelizar meus colegas sobre o uso de software livre, aprender programação para web, e etc... :-)
Abração pra ti!
Ola Sérgio Lima!
É engraçado esse lado bem conveniente de alardear a imprensa como "livre" em certas situações ou como "grande mídia golpista" em outras. Acho que deviam ou escolher um lado logo ou largarem mão dos extremos e encarar tudo em um patamar só, pois a métrica está estranha.
Eu arrisco dizer que hoje temos mais cobertura seja da "grande mídia golpista" seja do público em geral por dois fatos bem distintos:
1 - A capacidade de comunicação mais ampla e rápida subiu em um nível estratosférico. Alguém ousa dizer que haviam muitos blogs funcionais e representativos na época do FHC? Alguns jornalistas nem sabiam utilizar a web direito fora ficar mandando email. O conceito de blog nem existia direito. O "boom" cultural e tecnológico que ocorreu nos últimos anos é uma coisa aburda.
2 - O pessoal está de saco cheio *mesmo*. Aliada ao ponto exposto acima, isso consequentemente vai gerar mais gente botando a boca no trombone.
Só muita boa vontade para não enxergar que também houveram vários retrocessos na era Lula, seja em relação ao contexto geral do governo no país seja no próprio contexto do que era pregado e santificado pelo partido do governo.
Uma coisa que eu achei válida nesses anos é quebrar o status de um partido que se dizia santo, íntegro, sem falhas, utópico e consequentemente arrogante que nos era apresentado antes de assumir o grande poder. Lógico que estavam vendendo o peixe, mas hoje se reconhece que não é bem assim, afinal, há pessoas envolvidas e pessoas são complicadas, você mesmo reconhece que não existe a perfeição e eu devo concordar que perfeição em política é uma idéia um tanto quanto difícil. Essa quebra de status serviu para pessoas como eu, que nunca acreditaram na imagem pregada anteriormente, saber que não vão mais encher o saco se valendo da mesma argumentação no futuro (a não ser que tenham muita, mas muita cara de pau mesmo), e para para pessoas como você, que sempre acreditaram no partido e nas pessoas que o compõem, a fazer uma análise crítica dos processos e das pessoas envolvidas para que se possa tentar criar mais qualidade e coerência nisso tudo.
Ainda bem que podemos documentar, compilar, indexar e espalhar isso rápido, como o Ivo Patarra está fazendo, e que isso sirva para os próximos governos, quem sabe de uma maneira mais eficiente do que fazemos hoje, com a tecnologia do amanhã. Como mencionei no texto, apesar de ter uma posição clara a respeito do governo atual, o jornalista se limitou mais a expor os fatos do que emitir opinião sobre eles. É uma leitura interessante mesmo para você que gosta e é partidário do atual governo, nem que seja para pegar algumas referências para contra-argumentar.
Opa Taq e todos!
Até nisso o Governo Lula é melhor... em qual outro governo na história do País existiu tal liberdade de imprensa...
Nos governos militares as roubalheiras e as corrupções não podiam sequer ser citadas... quanto mais investigadas...
As roubalheiras da Era FHC foram abafadas a todos custo....
No atual governo o maior número de inqueritos e prisões realizados pela PF e a total liberdade de imprensa
Só muita má vontade para não enxergar que houve vários avanços na ERa LULA...
Não, não temos a perfeição.... a máquina é feita de pessoas que já estão aí viciadas nos esquemas que existem há muitos anos...
É infantil e simplistas reduzir as coisas a um simples É o melhor ou o pior governo... Há enormes e grande s avanços, assim como pontos onde há muito o que melhorar...
[]'s
Posso dizer o seguinte, para gostar do atual governo do PT, ou você recebe alguns dos BOLSA N ( N variando de um nome maluco para outro estapafúrdio ), ou está ganhando alguma vantagem do governo.
Fim das contas, PT só é bom para quem tem vantagens ...
Vou ler o livro ...
Orra, agora o Shoes chutou o barde. :-)
E eu comprei o livro novo do Mainardi :)
TAQ, gosto do Lula e do Governo que ele vem fazendo.
Vou ler essa história...deve ser interessante..
FALOW !