Eustáquio Rangel

Desenvolvedor, pai, metalhead, ciclista

Na mão ou no botão?

Publicado em Comics


Na mão ou no botão?

Ontem eu estava conversando com um amigo e ele contou uma história parecida com a aí de cima. Algumas pessoas que ele estava trabalhando insistiam em procurar uma IDE para usar pois escrever um "cvs commit" era tão ... antigo. Mesmo que isso levasse em conta carregar um monstro para uma tarefa tão ... simples.

É engraçado as visões que temos de produtividade. Um outro amigo mostrou para outro amigo (ainda bem que todo mundo é amigo, senão já teriam voado catiripapos hein?) algumas "mágicas" que o Rails faz rapidinho para aplicações web. A primeira pergunta do cara, que supostamente era para ter ficado impressionado: "Mas não tem uma interface gráfica para gerar esse HTML aí não?". Essa pergunta inclusive foi uma das primeiras em um curso de programação web que fiz alguns meses atrás. Mesmo mostrando que é muito fácil fazer uma apresentação legal com CSS e coisas do tipo, algumas pessoas ainda precisam de uma IDE no esquema "arrasta-e-solta", um lance mais visual, para fazerem as coisas.

Eu sou um cara bem suspeito de falar pois uso o Vim para fazer tudo que preciso (quer chamar de maluco, chame), nem que seja uma interface gráfica para desktop usando Java Swing. Não que isso me torne melhor que uma pessoa que usa uma IDE - que talvez me ache insano por fazer uma coisa desse tipo - mas também não me torna pior. Nesse caso do Swing reconheço que forço um pouquinho a barra, talvez até no ponto do sujeito que se recusa a usar um pouco o terminal por achar da idade da pedra. Acredito que todos temos nossos conceitos e particularidades sobre produtividade, mas algumas coisas realmente eu acho que atrapalham demais. Será uma questão de percepção?

Vejam bem, talvez algumas pessoas não consigam imaginar o produto final sem uma indicação visual do jeito que ele ficaria. Era assim bastante algum tempo atrás com os Dreamweavers ou mesmo os - argh - Frontpages da vida, coisa que mudou bastante nos dias de hoje. Ou algumas pessoas talvez sejam afobadas e querem a indicação visual rápido de acordo com o que estão fazendo, sem precisar trocar de janela. Algumas talvez se encaixem em ambas as situações. E talvez para outras seja uma questão de costume mesmo. Mas o fato é que o conceito de "ferramenta visual" é uma uma coisa muito arraigada em grande parte do público que trabalha com desenvolvimento hoje em dia ao ponto de que qualquer coisa que fuja desse conceito seja automaticamente categorizada como retrógada, antiga e pouco produtiva, mesmo que você demonstre por a + b que digitar um pouco de código no console ou usar uma ferramenta "menos gráfica" é bem mais rápido.

Esse tipo de coisa não me impede de continuar a fazer minhas coisas do meu jeito, mas às vezes é meio chato ser categorizado como maluco por continuar a usar o "jeito antigo" e mais chato ainda ver as reações de "legal, mas não tem IDE?" quando estamos empolgados mostrando alguma coisa que, se, talvez, feita usando uma IDE, iria deixar a pessoa com LER de twnto ficar clicando em botões, arrasando e soltando coisas para lá e para cá. Novamente, cada um é cada um, cada situação pode ser diferente, mas eu ainda fico com o cara do "cvs commit" ali em cima. :-)

Essa charge foi feita inteira com o GIMP, e comecei a armazená-las em um diretório que permite que sejam referenciadas de fora do site aqui.




Comentários

Comentários fechados.

Artigos anteriores