Eustáquio Rangel

Desenvolvedor, pai, metalhead, ciclista

Mantendo seu desktop GNOME sem problemas

Publicado em GNU/Linux


Esses dias tive alguns problemas customizando um netbook para um cliente, utilizando GNU/Linux Ubuntu rodando o GNOME. O que aconteceu foi que depois de remover ou adicionar alguns pacotes, volta e meia ou os ícones, o painel do GNOME e as decorações das janelas sumiam (às vezes tudo junto!), sabe-se lá a razão. Tentei várias coisas como apagar os diretórios ~/.gconfd, ~/.gnome2, ~/.gnome2_private, sair da sessão, reiniciar (eu hein, esse negócio está começando a parecer Windows ...), inserir o nautilus, o gnome-panel para iniciarem no .profile, testei incontáveis soluções na web e nada.

Depois de quebrar muito a cuca, consegui estabilizar inserindo configurações obrigatórias para a sessão do GNOME. Abri um terminal e executei o seguinte comando:

sudo gconftool-2 --direct \
--config-source xml:readwrite:/etc/gconf/gconf.xml.mandatory \
-t list --list-type string \
-s /desktop/gnome/session/required_components_list [filemanager,panel,windowmanager]

Isso fez com que esses componentes fossem iniciados no tapa quando a sessão começa e até agora está funcionando bem, problema resolvido. O que não me conformo é não saber direito a causa deles sumirem. Às vezes me bate uma saudade da crueza do Slackware ...




Comentários

Comentários fechados.

Artigos anteriores