Eustáquio Rangel

Desenvolvedor, pai, metalhead, ciclista

Mais sobre o ODF e o OOXML

Publicado em Microsoft


Logotipo ODF

Algumas semanas atrás eu escrevi sobre uma puxação de saco deslavada para o lado do "padrão" proposto pela Microsoft em contrapartida ao ODF, e achei dois artigos bem interessantes, ambos do Cézar Taurion:

No primeiro artigo, vale mencionar que vinte (isso, vinte!) países foram contraditórios à aprovação do OpenXML pela ISO. É mencionado o overlap dos padrões, ou seja, há retrabalho (palavra proibida no âmbito corporativo) sendo sugerido. O ODF já existe como um padrão da ISO, e o OpenXML quer atropelar esse padrão, sendo que ambos, teoricamente, tem a mesma finalidade. A sugestão é adequada: harmonizar ambos os padrões, para que possam ficar um só. Mas para isso a Microsoft vai ter que enfiar o rabo no meio das pernas e realmente colaborar com um padrão, e não enfiá-lo guela abaixo. Se a intenção deles é ajudar, isso seria uma prova de boa-fé excepcional. Foi apontado também que o OpenXML não tem especificações para macros (!!!), o que não sustenta a proposição do OpenXML ter sido desenhado com objetivo de garantir compatibilidade. Apontam também que as 6000 páginas, que foram adoradas pelo sujeito mencionado no último post, criam barreiras ao desenvolvimento de novos softwares, pois é uma tarefa extremamente complexa traduzir estas especificações em linhas de código. Vale ler o artigo completo.

No segundo artigo, temos uma entrevista com Jomar Silva, diretor-geral da Aliança ODF no Brasil. Ele deixa clara a sua opinião:

“Tenho me dedicado nos últimos anos ao estudo de estratégia. Vejo que o OpenXML é a saída estratégica fundamental para a Microsoft continuar sendo o que é hoje."

Ele também menciona o tamanho exagerado da especificação (mais um discordando nesse ponto) e a proposta de redefinição de uma série de coisas, e termina com a mesma opção citada acima:

"Se a Microsoft está realmente preocupada com o legado de documentos e com o futuro da humanidade, que faça como tantas outras grandes empresas fizeram no passado, aderindo e contribuindo com a evolução de um padrão internacional existente, que é o ODF.”.

Vale a pena ler os dois artigos completos. Aqui tem uma lista das objeções ao OpenXML.




Comentários

Comentários fechados.

Artigos anteriores