Eustáquio Rangel

Desenvolvedor, pai, metalhead, ciclista

Lambança

Publicado em Developer


Se alguém visitou o blog entre ontem e hoje, deve ter visto mensagens mutcho locas ou nem viu nada. O motivo foi que a Dreamhost atualizou a versão do Rails para a 1.2.3 e sabe-se lá por que (se alguém souber deixe um comentário por favor!) essa versão (levando em conta todos os gems também) não gosta de caracteres ISO-8859-1 em lugar algum, o que levou a vários problemas.

O Apache da Dreamhost roda aparentemente (agora já não sei de mais nada e estou de cabeça quente) com o ISO-8859-1, o que nunca me deu problema algum. Mas, fora a parte da apresentação que se recusava a ficar em ISO-8859-1 e apresentava uns caracteres estranhos na tela, o que foi resolvido com um before_filter ajustando os headers (deêm uma olhada de dicas sobre isso aqui), os modelos começaram a dar problemas, por causa das mensagens de validação!!!

Aqui no blog mesmo, os comentários tem algumas mensagens engraçadinhas para fazer validação, e um simples "dã" ferrou com a aplicação toda. Sabe Deus o que mexeram lá, estava sendo interpretado ou como um final de linha ou como algum caracter maluco e ferrando com todo o resto. Parece que tem a ver com alguma coisa do ActiveSupport, mas não estou com muito tempo para debugar o bicho agora não, e preferi fazer uma solução mais rápida. Tirei toda a acentuação dos modelos e controladores, trocando o "dã", por exemplo, para "dã", e parece que voltou tudo ao normal.

Mas eu fico me perguntando que diabos que aprontaram ali para passar a apresentar esse comportamento. Tá certo que existe um certo concenso no UTF-8, mas se funcionava bem antes, o que será que aconteceu agora? De qualquer maneira, vou ficar mais esperto com isso.




Comentários

Comentários fechados.

Artigos anteriores