Instalando o Ruby 1.9 no Ubuntu
Publicado em Developer
1.9 gnu linux ruby ubuntu
Ok, a gente já sabe que o Ubuntu já tem pacotes para Ruby 1.9, mas já viu, às vezes a gente precisa da última versão da linguagem e ela não está ainda disponível no repositório blá blá blá whatever, e queremos instalar a danada a partir dos fontes.
Em um post anterior eu havia detalhado como instalar a linguagem, levando em conta uma instalação no Slackware, onde era gerado um pacote para a distro. Aqui é praticamente a mesma coisa, mas ao invés de gerar um pacote, vou instalar em um diretório específico, que pode ser removido facilmente depois. É praticamente um merge do post do Dave Thomas com o meu anterior e vai me servir como "cola" para instalações novas.
- Antes de mais nada, download da última versão da série 1.9.
- Descompactar o arquivo e ir para o diretório que foi criado.
- Rodar o configure dessa maneira (trocando /home/taq/apps/ruby/ para o diretório onde você quer instalar):
./configure --prefix=/home/taq/apps/ruby/ --program-suffix=1.9 .
Isso vai instalar essa versão no diretório especificado e colocar um 1.9 no final de cada executável. - Como de costume, agora é make e make install.
- No final a versão está disponível no diretório especificado e agora é só incluir o path do diretório bin na sua variável de ambiente PATH (provavelmente você vai querer fazer isso dentro do seu .bashrc):
export PATH=$PATH:/home/taq/apps/ruby/bin - Pronto, temos ruby1.9, irb1.9, etc e tal.
Talvez alguma coisa precise de mais algum ajuste, mas isso deve prover uma instalação funcional da série 1.9 para darmos uma boa fuçada.
Comentários
Comentários fechados.
Artigos anteriores
- Pull requests em modo raiz - sex, 22 de dezembro de 2023, 09:57:09 -0300
- Qual a idade do seu repositório? - ter, 27 de dezembro de 2022, 12:50:35 -0300
- Utilizando ctags em projetos Rails mais recentes - qui, 24 de junho de 2021, 08:23:43 -0300
- Fazendo o seu projeto brotar - seg, 15 de julho de 2019, 08:57:05 -0300
- Learn Functional Programming with Elixir - sex, 02 de março de 2018, 18:47:13 -0300
- Ambiente mínimo - Driver Driven Development - qua, 23 de agosto de 2017, 15:15:03 -0300
- Ambiente mínimo - repositórios de código - dom, 16 de abril de 2017, 13:02:14 -0300
- Ambiente mínimo - terminal e navegador - dom, 02 de abril de 2017, 21:43:29 -0300
- Utilizando muitas gems no seu projeto? - sáb, 29 de outubro de 2016, 11:57:55 -0200
- Desenvolvedores e inteligência artificial - seg, 11 de julho de 2016, 09:09:38 -0300
Junior, aquele tutorial parou de funcionar no Rails 2.x, foi por isso que eu tirei até daqui, não tive tempo de atualizar. :-(
Otimo TAQ... aquela sua livraria "tutorial" Funciona nesse 1.9 ?
Abraço !
Taquinho, mano véio. Sou o Lucas de Mirassol. Nem sei como achei esse seu blog (acho que foi procurando alguma coisa sobre aquele show historico do Mercyful Fate em Catanduva). Tenho um blog tb (http://sevenkeysofrock.zip.net). manda notícias véio.
Grande Abraço!
Keep Rocking!!!
Beleza Patola, já que você conhece tanto das políticas e filosofia do Ubuntu, faz rapidinho aí um tutorial aí pra gente criar um .deb de maneira fácil e rápida que eu publico o link aqui no post com prazer, pois eu além de não conhecer não tenho tempo hábil para estudar isso. Preciso do Ruby 1.9.x atualizando rodando aqui e pronto.
Em tempo: "advoguem mistureba de políticas na distribuição que uso, comprometendo diretivas preciosas". WTF?
Eu faço o que *eu* quiser na distro aqui da *minha máquina* e publico como eu fiz aqui, para quem estiver precisando e *quiser* fazer na *sua*. Eu sou livre pra fazer o que quiser nessa porra aqui. De modo algum estou comprometendo a *sua* máquina, a *sua* distro instalada, o próprio Ubuntu ou advogando alguma coisa anárquica em relação ao Ubuntu ao à distribuição de pacotes estilo do Debian.
Pega leve rapaz, você anda caçando muito pelo em ovo. Faz o tutorial e manda a URL que é algo mais construtivo do que ficar aí reclamando por besteira.
Ubuntu não é Slackware, que tem "desleixo" (slack) com o tratamento dos pacotes do sistema. Isso é totalmente contrário à filosofia da distribuição. Mais útil seria um tutorial que ensinasse a construir um pacote .deb a partir do fonte para então instalar esse pacote (inclusive em um basedir diferente, se for necessário), pois desse modo garante-se maior integridade/consistência do sistema.
Não que não seja útil, como mostra o post do Thiago Cavalcanti. Mas podia ser melhor e, assim como não advogo que entusiastas do Slackware desviem da filosofia de seu sistema (advogo que troquem de vez, hehe), não me sinto à vontade com posts que advoguem mistureba de políticas na distribuição que uso, comprometendo diretivas preciosas.
Obrigado Eustáquio! Eu estava me perguntando se era possível instalar Ruby standalone no SDD secundário do meu Eee PC, para liberar um espaçosinho no primário, seu post veio bem a calhar...