Eustáquio Rangel

Desenvolvedor, pai, metalhead, ciclista

Celulares, Bluetooth e GNU/Linux

Publicado em GNU/Linux


Depois dos problemas que tive com um celular que não permitia a conexão dele com o computador nem que a vaca tossisse, fiquei meio traumatizado com celulares com câmeras. Afinal, para que tirar fotos legais se elas ficam somente lá dentro do bichinho?

Mas esses dias trocando umas idéias com o meu amigo Christiano Anderson ele me disse que tem um adaptador USB Dongle (eita nominho estranho) que funciona perfeitamente para a conexão com o celular, e me indicou essa URL com várias informações interessantes sobre esse assunto. Essa URL fica volta e meia fora do ar, mas dá para pegar o resultado do cache do Google ou usar essa outra que tem bastante coisas também.

Como vou receber alguns Motorolas V3 em um plano que estou contratando, e o V3 tem bluetooth, resolvi dar uma verificada se tudo ia se comportar bem. Como a minha esposa já tem um V3, só faltava o adaptador, o que foi resolvido ontem, após uma ida rápida na Rua Santa Ifigênia (que fica à apenas uma quadra da Object Training, onde estou ministrando o curso de Ruby.

As instruções das URLs anteriores são para o Gentoo, mas como eu utilizo o meu velho e bom Slackware, tive que instalar os pacotes necessários na distro, que são:

Após uma rápida recompilada no meu kernel customizado, instalei o KDEBluetooth, carreguei o módulo do bluetooth com o modprobe bluetooth e configurei o V3 para aceitar conexões, através dos menus:

Configurações
- Link Bluetooth
-- Configurar
--- Potência: ligado
--- Me encontre: ativado

Depois de ativar o "me encontre", ele fica 60 segundos ativo, tempo onde eu chamei o kbluetooth, que inseriu um ícone no painel do meu XFCE. De lá eu chamei o kbluemon, que detectou o celular de boa! Abri o konqueror e digitei bluetooth:/// na URL, e pimba! Olha o telefone lá! Clicando no ícone, ele faz muitos pedidos de autorização no celular (tem que ficar clicando em "ceder" toda hora), mas isso pode ser resolvido depois entrando em

Configurações
- Link Bluetooth
-- Configurar
--- Histórico dispositivo

Ali você pode encontrar a rede detectada do seu computador, clicar em Editar - Acesso - Automático, o que vai evitar que o celular fique paranóico toda hora que você requisitar alguma coisa dele. Outra ótima ferramenta é o KMobileTools, de onde consegui acessar a agenda, SMS, etc. mas infelizmente ainda não consegui acessar os arquivos de lá. Como a minha preocupação é pegar as fotos, o KDEBluetooth me serve perfeitamente, e quando eu precisar de mais coisas eu abro o KMobileTools. :-) Segue abaixo uma foto do bichinho:

USB Dongle


Comentários

Comentários fechados.

Artigos anteriores