Celulares, Bluetooth e GNU/Linux
Publicado em GNU/Linux
Depois dos problemas que tive com um celular que não permitia a conexão dele com o computador nem que a vaca tossisse, fiquei meio traumatizado com celulares com câmeras. Afinal, para que tirar fotos legais se elas ficam somente lá dentro do bichinho?
Mas esses dias trocando umas idéias com o meu amigo Christiano Anderson ele me disse que tem um adaptador USB Dongle (eita nominho estranho) que funciona perfeitamente para a conexão com o celular, e me indicou essa URL com várias informações interessantes sobre esse assunto. Essa URL fica volta e meia fora do ar, mas dá para pegar o resultado do cache do Google ou usar essa outra que tem bastante coisas também.
Como vou receber alguns Motorolas V3 em um plano que estou contratando, e o V3 tem bluetooth, resolvi dar uma verificada se tudo ia se comportar bem. Como a minha esposa já tem um V3, só faltava o adaptador, o que foi resolvido ontem, após uma ida rápida na Rua Santa Ifigênia (que fica à apenas uma quadra da Object Training, onde estou ministrando o curso de Ruby.
As instruções das URLs anteriores são para o Gentoo, mas como eu utilizo o meu velho e bom Slackware, tive que instalar os pacotes necessários na distro, que são:
Após uma rápida recompilada no meu kernel customizado, instalei o KDEBluetooth, carreguei o módulo do bluetooth com o modprobe bluetooth e configurei o V3 para aceitar conexões, através dos menus:
Configurações - Link Bluetooth -- Configurar --- Potência: ligado --- Me encontre: ativado
Depois de ativar o "me encontre", ele fica 60 segundos ativo, tempo onde eu chamei o kbluetooth, que inseriu um ícone no painel do meu XFCE. De lá eu chamei o kbluemon, que detectou o celular de boa! Abri o konqueror e digitei bluetooth:/// na URL, e pimba! Olha o telefone lá! Clicando no ícone, ele faz muitos pedidos de autorização no celular (tem que ficar clicando em "ceder" toda hora), mas isso pode ser resolvido depois entrando em
Configurações - Link Bluetooth -- Configurar --- Histórico dispositivo
Ali você pode encontrar a rede detectada do seu computador, clicar em Editar - Acesso - Automático, o que vai evitar que o celular fique paranóico toda hora que você requisitar alguma coisa dele. Outra ótima ferramenta é o KMobileTools, de onde consegui acessar a agenda, SMS, etc. mas infelizmente ainda não consegui acessar os arquivos de lá. Como a minha preocupação é pegar as fotos, o KDEBluetooth me serve perfeitamente, e quando eu precisar de mais coisas eu abro o KMobileTools. :-) Segue abaixo uma foto do bichinho:
Comentários
Comentários fechados.
Artigos anteriores
- Pull requests em modo raiz - sex, 22 de dezembro de 2023, 09:57:09 -0300
- Qual a idade do seu repositório? - ter, 27 de dezembro de 2022, 12:50:35 -0300
- Utilizando ctags em projetos Rails mais recentes - qui, 24 de junho de 2021, 08:23:43 -0300
- Fazendo o seu projeto brotar - seg, 15 de julho de 2019, 08:57:05 -0300
- Learn Functional Programming with Elixir - sex, 02 de março de 2018, 18:47:13 -0300
- Ambiente mínimo - Driver Driven Development - qua, 23 de agosto de 2017, 15:15:03 -0300
- Ambiente mínimo - repositórios de código - dom, 16 de abril de 2017, 13:02:14 -0300
- Ambiente mínimo - terminal e navegador - dom, 02 de abril de 2017, 21:43:29 -0300
- Utilizando muitas gems no seu projeto? - sáb, 29 de outubro de 2016, 11:57:55 -0200
- Desenvolvedores e inteligência artificial - seg, 11 de julho de 2016, 09:09:38 -0300
Legal, fiz isto utilizando o p3nfs para o Symbian, que gerou inclusive um bom tutorialzinho de como rodar ele no Slackware.
Vale a pena mesmo este dongle, roda que é uma beleza ...
Christiano, valeu mesmo a dica!
Marlon, rapaz, eu vou esperar o meu V3 chegar antes de "dar regaço" com o da patroa, mas vou ver isso sim! Bem lembrado!
Sylvestre, essa eu não conhecia! Juntou a fome com a vontade de comer ehehe! Estou dando uma olhada no site, olha o OBEX lá! Dá para criar uns "monstrinhos" com isso. :-D Valeu pela dica!
Boa Taq! Já que você tocou no assunto, já programou utilizando a API bluetooth? É muito legal brincar com bluetooth.
E agora tem um cara fazendo o wrapper para ruby da api bluetooth. Dá pra programar para bt utilizando ruby! Link: http://rubyforge.org/projects/ruby-bluetooth/
Que tal um projeto de automação doméstica com ruby+bt?
Grande abraço!
Grande TaQ, também consegui acessar meu Palm Treo 680 quase da mesma forma que você. Verifique se esse celular não funciona como modem também, no meu caso, eu consigo navegar na internet através dele usando GPRS.
Viva!! Bom saber que deu certo! :) Bluetooth é uma mão na roda! Boa diversão com o brinquedinho novo!