Eustáquio Rangel

Desenvolvedor, pai, metalhead, ciclista

Atualizando para o Ubuntu Hardy Heron

Publicado em GNU/Linux


Atualização do Ubuntu

Já era para eu ter feito esse post no meio da semana, mas é incrível como o tempo parece encolher em certos dias. Mas, enfim, (como diria o Luiz Rocha, meu amigo de Pão-de-Cast, que inclusive, tem uma edição nova aqui), antes tarde do que nunca.

Essa semana fui atualizar as duas máquinas com Ubuntu que mantenho em casa (também tenho uma outra com uma partição com o Fedora), um desktop e o notebook da "patroa", e antes que façam alguma piadinha, continuo firme e forte com o meu Slackão. ;-)

Tentei pelas "vias normais", que é o atualizador do Ubuntu, primeiro no desktop, ja que no notebook tem algumas coisinhas mais diferenciadas como placa de vídeo da ATI e placa wireless. Começou legal, com o programa indicando as fases que precisaria percorrer para atualizar a distro, mas ficou muito estranho após alguns minutos que deixei a máquina sozinha atualizando e fui comer alguma coisa. Quando voltei, o screen saver havia se ativado, e após mexer o mouse, dei de cara com a screenshot acima. Um vazio estranho, sem informação, um mistério. Dei uma olhada no LED do HD e nada de atividade que indicasse megabytes de atualização sendo gravados. Dando uma olhada nos processos, parece que estava tudo parado. Estranho. Paciência, vou ter que sair mesmo e deixo esse negócio rodando, na hora que voltar dou uma olhada.

Quando voltei, olha a tela vazia lá de novo. E nada de atividade considerável no hd para indicar que alguma coisa estava sendo feita. Alguma coisa definitivamente estava errada. Não quero criar alguma flame, mas não posso deixar de fazer uma comparação: apesar de xingarem de tosco para baixo o modo que eu faço as atualizações do meu Slackware, eu me sinto muito confortável vendo a lista do que preciso atualizar, baixar os pacotes com o wget e depois aplicar as alterações com o upgradepkg. Uma interface "feia" como a do modo texto nessas horas ajuda e ... peraí, o Ubuntu tem uma dessas também! Matei na marra o processo do atualizador maluco e decidi experimentar.

Abri um terminal, e mandei bala: apt-get dist-upgrade. E não é que o bicho começou a funcionar, e melhor, me indicando tudo o que ele estava fazendo? Agora a coisa anda. Deixei atualizando de madrugada, mas passei um pouco de raiva quando acordei e vi que ele estava parado perguntando se eu desejava sobreescrever um determinado arquivo de configuração (depois pediu confirmação para mais alguns outros - alguém sabe como especificar a opção default nessa hora?), mas nada que desmerecesse esse modo de atualização.

Depois de trocar algumas idéias pelo Twitter sobre essa ladainha, recebi uma dica boa: os efeitos visuais do Compiz estava ativados? Hmmm, estavam. De repente tem alguma coisa relacionada. Vou atualizar o notebook e a primeira coisa que vou fazer é desabilitar os ditos cujos antes de chamar o atualizador.

E lá vamos nós. Peguei o notebook e mandei bala na atualização, desligando o Compiz. E não é que rodou melhor? O atualizador de pacotes não ficou vazio como no desktop e mandou bala nas atualizações. Beleza. Mal sabia eu que depois de rebootar e fazer o login, mais problemas: a tela congelava e ficav a"pensando na vida" por uns 5, 10 minutos com um quadrado vazio no canto superior direito, mostrando depois a mensagem

There was an error starting the GNOME Settings Daemon.

E desconfigurava todo o desktop do jeito que era, dando uma "resetada" no bicho. E lá vou eu brigar com a coisa, já que ela tinha que usar o notebook no dia seguinte. Fiquei até as 2:30 da matina e nada. A mensagem teimava em aparecer. Deixei para o outro dia, estava sem condições de prosseguir mais. O Christiano Anderson, que tem um Dell Vostro também, havia me dito que o lance era sair rasgando com a atualização anterior e reinstalar tudo, mas eu estava querendo teimar um pouco mais com a coisa. Após fuçar muito, descobri que se a placa wireless fosse ativada antes do login, esse erro acontecia. Se fosse depois, rodava tudo de boa. Como a probabilidade de esquecer de não habilitar a placa antes do login era alta e essa uma situação bem tosca, resolvi sair rasgando tudo, conferi se o home estava em uma partição separada (sempre coloco, mas não custava conferir) e mandei bala. Botei o CD do no drive e pedi para reinstalar tudo, instalando os pacotes que faltavam e lógico - removendo o mono de lá. E não é que agora está tudo funcionando que é uma beleza?




Comentários

Comentários fechados.

Artigos anteriores