Aproveitando a inércia
Publicado em GNU/Linux
""Todo corpo permanece em seu estado de repouso ou de movimento uniforme em linha reta, a menos que seja obrigado a mudar seu estado por forças impressas a ele."
Princípio da inércia, primeira lei de Newton
Essa lei tem tudo a ver com o que eu li no blog do Sérgio Lima esses dias e no que eu pensei sobre o assunto. No blog do Sérgio há um post propondo boicote à Dell por causa das suas políticas de exportação. Segundo o autor do processo, um dos problemas é a seguinte cláusula, mencionada no site do autor do protesto:
Não transferiremos, exportaremos, ou re-exportaremos, direta ou indiretamente, quaisquer produtos adquiridos da Dell para: Cuba, Irã, Coréia do Norte, Sudão, e/ou Síria, ou a qualquer estrangeiro com dupla nacionalidade, ou a qualquer outro país sujeito a restrições sob leis e regulamentos aplicáveis onde não estejamos situados, sob o controle de um indivíduo natural ou residente deste país.
Isso virou notícia em tudo quanto é lugar (mais aqui) e eu estava pensando aqui com os meus botões ... no caso de hardware, é fácil trocar para algum outro fornecedor, temos entre outras opções a HP, Lenovo, a Brasileira Positivo e até aquele "um lá de baixo", mas e no caso do software? Mandei um email ontem para o Sérgio e o Thadeu perguntando qual o sistema operacional mais utilizado pelos físicos nos hardwares que compram. Eles não me responderam ainda, mas me permitam chutar qual deve ser.
Como dei um chute ali em cima, a resposta depende de uma confirmação, que nos leva a duas opções:
Eu acertei
Nesse caso, vamos pensar assim: se há agora um protesto por causa do hardware, onde mostrei alguns outros fornecedores acima, o que dizer do Software, principalmente se verificarmos condições idênticas na EULA:
12. EXPORT RESTRICTIONS. You acknowledge that the Software is subject to U.S. export jurisdiction. You agree to comply with all applicable international and national laws that apply to the Software, including the U.S. Export Administration Regulations, as well as end-user, end-use, and destination restrictions issued by U.S. and other governments. For additional information see http://www.microsoft.com/exporting/.
E, verificando a URL sobre exportação:
Are there certain countries you cannot ship Microsoft products to? Yes. In general, Microsoft products may not be exported to Cuba, Iran, North Korea, Sudan, or Syria.
Nesse caso, para manter a coerência do protesto, deveriam parar de utilizar os softwares da Microsoft, fazerem boicotes também para eles e começarem a utilizar soluções genuinamente livres. Ou não é conveniente fazer isso por causa daquela velha questão de os softwares que eles utilizam só rodam nessa plataforma? Se for isso, boicote aos fabricantes desses softwares que continuam perpetuando esta "ingerência estadunidense a liberdade dos povos", usando os termos do Sérgio. Vejam que além de uma crítica ao fato deles falarem somente do hardware, eu vejo uma grande chance de divulgação de software multiplataforma (se for livre, melhor!) pelo tamanho da mobilização e destaque que eles conseguiram com esse protesto. Nesse caso peço que por favor aproveitem a "aceleração" que se encontram e "emendem" essa questão também.
Eu errei
Como diria o David Heinemeier Hansson, "ooooops", foi mal, a maioria da turminha ali usa Software Livre e não os softwares da Microsoft, beleza. Que tal usar então essa questão também para esclarecer essas liberdades do software na mesma questão do hardware, fazendo uma analogia? Em minha opinião eu vi que essa foi uma chance muito boa e que foi perdida ali e que daria mais consistência e mais informação para a coisa.
Mas aí eu entro em outra questão: se essa turma utiliza Software Livre em seus hardwares, se são tão a favor do Software Livre, como diz Cuba com "é um problema de soberania tecnológica, um problema de ideologia", e se são tão contra as leis dos Estados Unidos, por que diabos Cuba e a Venezuela votaram a favor do OOXML? Onde que está a coerência aqui também? Todo mundo faz barulho mas na hora H a coisa muda, estranho não?
Resumindo, eu acho que é válido o protesto contra a Dell? Sim, estão no direito deles, mas eu acredito que a Dell Brasileira, como uma empresa de matriz nos Estados Unidos, é obrigada a seguir as regras dos "chefes" e estão no direito deles também. Se isso precisa ser mudado pois fere a soberania nacional, ótimo, o protesto está aí para chamar a atenção em relação à essa questão e, por que não, do Software Livre também. Mas se a grande maioria dessa turma utilizar softwares da Microsoft em seus hardwares "sei-lá-de-quem-foi-comprado", isso para mim tira a consistência do protesto e pode ser utilizado como uma argumentação vazia, assim como foi apontado em uma das opções indicadas nesse post, afinal, se incomoda também em uma coisa como o hardware, que pode ser trocada facilmente por outras tantas opções, o que dizer do software que vive trancafiado no monopólio que a gente já conhece?
Comentários
Comentários fechados.
Artigos anteriores
- Pull requests em modo raiz - sex, 22 de dezembro de 2023, 09:57:09 -0300
- Qual a idade do seu repositório? - ter, 27 de dezembro de 2022, 12:50:35 -0300
- Utilizando ctags em projetos Rails mais recentes - qui, 24 de junho de 2021, 08:23:43 -0300
- Fazendo o seu projeto brotar - seg, 15 de julho de 2019, 08:57:05 -0300
- Learn Functional Programming with Elixir - sex, 02 de março de 2018, 18:47:13 -0300
- Ambiente mínimo - Driver Driven Development - qua, 23 de agosto de 2017, 15:15:03 -0300
- Ambiente mínimo - repositórios de código - dom, 16 de abril de 2017, 13:02:14 -0300
- Ambiente mínimo - terminal e navegador - dom, 02 de abril de 2017, 21:43:29 -0300
- Utilizando muitas gems no seu projeto? - sáb, 29 de outubro de 2016, 11:57:55 -0200
- Desenvolvedores e inteligência artificial - seg, 11 de julho de 2016, 09:09:38 -0300
Thadeu, ué, agora apertou, pois a URL que eu mencionei aqui no post (http://www.groklaw.net/article.php?story=20070904082606181) diz que Cuba aprovou, o post do Avi de 04/09/2007 que você mencionou diz que votaram contra mas outro do próprio Avi (http://avi.alkalay.net/2007/09/ooxml-iso-reports-from-all-countries.html) de 10/09/2007 menciona uma URL (http://www.jtc1sc34.org/repository/0904.zip) do Jomar Silva que tem um PDF onde indica que Cuba votou a favor.\r\n
Verifique também essa URL: http://www.jtc1sc34.org/repository/0950.htm. Parece que está havendo alguma confusão como mostrado em http://noooxml.wikidot.com/ballotresults e http://www.openxml.info , mas para todos os efeitos foi contabilizado um voto a favor por parte de Cuba no documento oficial:
Cuba NC O Member Approval
Cuba foi contra o OOXML. A Venezuela aprovou, com comentários.
http://avi.alkalay.net/2007/09/ooxml-perdeu.html
Opa Taq!
O lance do twitter era só uma provocação...mas eu jurava que a conta de luz era recebida por lá :-)
E, eu também tenho curiosidade sobre esta contradição de Cuba e Venezuela apoiarem o "padrão" sugerido pela Microsoft...
Bons tempos aqueles em que a coisa era mais simples: Pró-EUA e Contra :-)
Gostei do nêmesis político, mas confesso que não captei o espírito da coisa... deve ser o sono!
Abraços pra ti
Acabei de lembrar uma coisa que eu perguntei no site do Thadeu mas que ainda não consegui resposta: alguém sabe por que diabos Cuba e Venezuela votaram a favor do OOXML?
Sylvestre, a questão não era nem sobre o Thadeu especificamente, mas sobre os físicos em geral, o que eles já estão respondendo (obrigado!) tanto aqui como no site dele. Mas obrigado pela visita e esclarecimentos!
Sérgio, me surpreende um cara esclarecido como você achar que o Twitter recebe até nossos emails no meio das mensagens, daqui a pouco você vai achar que a minha conta de luz chega lá também ... mas tudo bem, quando a gente fica com birra de alguma coisa fala algumas abobrinhas meio de sopetão, está desculpado. ;-)
Mas então, bom saber que a turma usa uns sistemas mais "parrudos" e que mostram a qualidade do Software Livre! O LaTeX realmente é uma mão na roda! Eu uso até para fazer meus manuais, o tutorial de Ruby e o manual do phpReports foram feitos nele.
Isso que você falou sobre o Software Livre no governo aí dos "companheiros" indo para as escolas sem um bom plano de concientização e capacitação sobre o que e porque estão recebendo aquilo te deu mais alguns pontos no meu placar aqui dos meus nemêsis políticos, pois quando acontece isso é a mais pura verdade. Na minha opinião esse contrário que ocorre é muito mais perigoso do que a situação de "conforto" anterior ...
E sobre levantar a bandeira do Software Livre ... porque você acha que estou criando esse fuzuê? Acho que quando pudermos ter exposição sobre algumas questões que possam ser pertinentes em relação à isso, como nesse caso do hardware, temos que aproveitar mesmo! E de gancho ainda saber mais fatos para os "cases" de sucesso do SL. ;-)
Opa Taq!
Eu te respondi o e-mail... verifica se não está lá no meio daquelas milhares de mensagens do Twitter :-)
E foi na linha do Tadeu Pena... Uma olhada no numercial recipes (um repositório de algoritmo para programação científica) revela que a maior parte precica de sistemas robustos e que fiquem muito tempo ligado para esperar o processamento dos dados (que são sempre monstruosamente grandes)... logo esse pessoal usa, quase sempre *nix...
Mesmo o pessoal teórico, qe escrevem muito report, papers e artigos cheios de fórmulas usam Latex que é melhor suportado e/ou com mais ferramentas em ambientes *nix...
Os físicos (?) do quarto escalão... que trabalham com ensino de física quase sempre usam MS por inércia cultural... mas é elgo que está mudando graças as políticas públicas do Governo LuLA de uso de Software Livre na Máquina Pública... aqui no Rio de Janeiro, as escolas estaduais tem recebido computadores com Linux, mas não há um movimento de sensiblilização e capacitação o que acaba gerando um contrário....
E, finamente, acho interessante que se levante esta bandeira da EULA de Software proprietário para se municiar de argumentos pelo uso de software Livre!
[]'s
Opsss, já tinha até resposta... acho que devia ter ficado calado :/
Bom o Thadeu que vc está falando é o Thadeu Penna né? Não sei dos físicos como um todo, mas o Thadeu Penna é um defensor do SL aqui no Rio de Janeiro.
Não sei atualmente qual o envolvimento dele, mas ele participava ativamente do debian-rj, ajudou a organizar dia-d do debian algumas vezes tb. Da parte do Thadeu acho q vc errou :)
Thadeu, obrigado pela resposta, inseri um comentário lá.
Oi Eustáquio,
O seu email foi a inspiração para o post
http://profs.if.uff.br/tjpp/blog/entradas/o-sistema-operacional-que-os-fisicos-usam .
[]s
Essa lei não é exclusiva a Software ou Hardware. Ela se aplica a todas as empresas norte americanas : http://www.bis.doc.gov/ComplianceAndEnforcement/index.htm