Eustáquio Rangel

Desenvolvedor, pai, metalhead, ciclista

Sincronizando o E75 com o Goosync

Publicado em Developer


Nokia E75

Mês passado comprei um Nokia E75. Apesar de ofertas e comentários positivos sobre os novos Motorola (Dext e Milestone), que vem com Android, eu tive algumas experiências bem chatas com alguns Motorolas que tive e resolvi não arriscar. Sempre gostei da Nokia e depois que recebi ótimos comentários do Christiano Anderson sobre esse aparelho, decidi comprar de vez, e até agora, estou gostando bastante do bichinho.

Depois de debulhar os recursos dele, parei em um que sempre quis ter organizado no celular: meus contatos e a minha agenda. Conversando com o Christiano, ele mencionou que o E71 dele tem suporte para o protocolo Mail for Exchange e que existe a sincronização com os contatos e a agenda do Google. A primeira torcida de nariz foi com o protocolo vocês sabem de quem, mas vamos lá, vamos tentar antes de falar mal, não?

A primeira coisa que fiz foi dar uma olhada nas opções de exportação dos contatos. Algum tempo atrás eu fiz um post sobre trovoadas nas nuvens onde os nossos dados estão, e procurei me certificar que posso pegar e lidar com meus dados de maneira prática antes de eleger o Gmail como guardador fiel da coisa. Ok, exporta em CVS, próximo passo: dar uma geral nos meus contatos e agenda, essa última, bem mais organizada.

Ok, tudo certo, lá vamos nós pedir para sincronizar com o Google usando o tal protocolo. Clica, demora, demora, demora ... e nada. E nem estava usando o 3G, estava usando a rede sem fio de casa, que estava bem, obrigado, no momento que eu tentava sincronizar. Passou um tempo, parei a sincronização, sei lá de que foi a culpa, minha que não configurei o treco direito e já não tenho muita paciência com essas coisas que ficam meio doidas, se da Nokia que não implementou esse negócio direito ou do desenho do protocolo mesmo, que poderia estar uma carroça.

Sempre que deparo com uma situação dessas entra aquele esquema de coçar a ferida: se não gostei, vou fazer o meu. Tirei a tarde para fuçar nisso, e um pouco depois, já estava com uma pequena app com menus em J2ME graças à um livrinho pequeno mas bem eficiente que tinha aqui na estante, o Programação Java para Wireless, do Érico Tavares de Mattos. Inseri alguns nomes "na unha" lá, os quais quando clicados aparecia um menu perguntando se era para discar ou enviar email. Agora era hora de lidar com a API do Google para requisitar os contatos.

Aí que o negócio ficou meio estranho. A primeira coisa que pegou foi o tamanho de UM registro de contato. Segundo, parser XML em J2ME, mais coisas na jogada. Resolvi encostar um pouco a app e dar mais uma fuçada na web.

Procurando mais um pouco sobre o assunto, descobri o SyncML, um padrão aberto de sincronização. Uia, legal! E procurando mais um pouco ainda, achei o Goosync, um serviço que usa o SyncML e que faz justamente a sincronização dos contatos e calendários do Google! Vejam aqui como funciona. Ele "descasca o abacaxi" dos dados que vem do Google, entregando "enxutos" para o celular. Gostei!

Dei uma geral no site deles e procurei por aí para ver o que a turma estava dizendo. No geral, encontrei comentários favoráveis, e resolvi pagar pra ver, afinal, é um serviço agora pago. De cara já mandei a Premium Service que não me deixaria limitado. Após a configuração dos meus dados e aparelho lá, chegou um SMS no meu celular que, após salvo, habilita o Goosync como serviço de sincronização no menu do aparelho. Marquei para sincronizar contatos, calendário, cliquei em sincronizar e pimba! alguns minutos depois, meu celular já refletia tudo o que eu tinha no Google.

Até agora estou bem satisfeito com o serviço da Goosync, e posso recomendar. Já comecei a fazer um limpa no meu Palm TX, me serviu bem mas o uso foi absorvido pelo celular, onde mesmo se der problema, eu vou ter meus dados "na nuvem" e no meu backup local aqui. A única coisa que não migrei ainda foram as anotações. Pensei em usar o Evernote mas estou tentado a fazer um post com cada anotação, pois em sua maior parte são dicas para Software Livre. Vamos ver. :-)




Comentários

Comentários fechados.

Artigos anteriores