Eustáquio Rangel

Desenvolvedor, pai, metalhead, ciclista

Eu não paguei por isso!

Publicado em Comics


Akira

Eu definitivamente não sou um cara que gosta de animês, mas abro uma notável exceção para alguns mais antigos e alguns clássicos igual o Akira, que eu queria ter em minha coleção de DVDs faz tempo e finalmente saiu aqui no Brasil. Apesar de não ter pedido na pré-venda e nem ser tão fã a ponto de comprar a latinha especial, eu pedi o produto no dia do lançamento e aguardei ansioso para assistir a versão widescreen.

Quando chegou o pacote, uma primeira surpresa não muito agradável: a qualidade o silk da estampa da parte de trás da camiseta é bem tosca, bem "chuviscada", mas a parte da frente é bem legal. Dentro, somente um card, sem encarte sem nada. Bom, vamos ver o que tem de extras. Xi, muito pouca coisa e sem muita relevância. Que nhaca. Mas pelo menos a versão wide, que é o que interessa, deve estar boa, peguei algumas batatinhas e botei para rodar.

Depois daqueles anúncios tradicionais e chatos de texto com aquela lenga-lenga de "esse DVD não pode ser isso, aquilo e aquilo também", começou um daqueles comerciais anti-pirataria associando os piratas a todo tipo de bandido vivo no mundo. Tá, tudo bem, acaba logo e vamos ver o desenho. Epa, mais um filme anti-pirataria. Vou tentar passar para frente e ... nada, o DVD não permite. Acabou, ufa. Epa, mais um. E MAIS UM! Ma que merda que é essa? QUATRO filmes anti-pirataria que eu sou forçado a assistir antes do desenho??? Mas eu comprei essa bagaça, não é produto pirata e eu sou FORÇADO a assistir? Vou tomar alguma providência ...

No outro dia, liguei na Focus Filmes (sim, liguei, email para essas coisas é enrolado) e reclamei com eles. A mocinha que me atendeu disse que a culpa era da UBV, que os forçava a colocar os QUATRO (sim, todos) filmes antes dos seus filmes. Liguei na UBV logo após, e a UBV disse que a culpa era da ... Focus Filmes!!! Mas que diabos! "E agora, tia, o que eu faço, eles dizem que os culpados são vocês!" "Por favor envie um email para formalizar a sua reclamação." Tudo bem, enviei o email e aguardei a resposta da UBV, que foi:

Como as informações que lhe foram prestadas não estão de acordo com os fatos, solicitarei que algum responsável pela Focus entre em contato com o senhor para lhe prestar os devidos esclarecimentos.

No que diz respeito a esta entidade, informo que a campanha anti-pirataria foi produzida e coordenada pela UBV, com o patrocínio dos nossos associados. Quanto as distribuidoras, cada uma é responsável pela veiculação em seus próprios produtos.

Logo depois chegou uma resposta da Focus Filmes:

Provavelmente você deve saber que, infelizmente o mercado de entretenimento sofre muito com a pirataria, e nós estamos tentando lutar contra este problema, por isso o motivo de estarmos inserindo a campanha em nossos dvds.

Espero que tenha esclarecido a sua dúvida e compreenda que tentamos preservar o mercado, para continuar atendendo aos consumidores, trazendo a eles grandes obras como Akira .

Eu respondi o email dizendo que eu não tinha uma dúvida em si, mas sim uma RECLAMAÇÃO, a dúvida era em quem fez essa meleca mas o que eu estava fazendo mesmo é reclamando dessa situação ridícula e absurda que eles nos forçam a passar. É ridículo imaginar que esses filmes vão reduzir a pirataria. O cara que compra o DVD no camelô está feliz da vida por pagar uma merreca e nem esquenta com essa pataquada antes do filme. Mas nós, consumidores, colecionadores e fãs com certeza nos sentimos prejudicados em ter que assistir essa lenga-lenga. A guerra deles contra a pirataria joga bombas para todos os lados, inclusive no meio dos seus próprios aliados. Fogo amigo do brabo. E o dia que o camelô descobrir que pode tirar esses filmes que enchem o saco, vão ter até um produto diferenciado e melhor para o seu "cliente" (em um aspecto mirando a diversão, não legal ou fiscal) do que o original. Rídiculo!

Agora estou na dúvida se devolvo essa coisa, se faço uma representação mais formal do meu descontentamento com a obrigação de ter que aturar essa propaganda obrigatória pela qual eu definitivamente não paguei, afinal, só queria o filme. O certo é que eu NUNCA MAIS vou comprar outro DVD da Focus ou de alguma associada à UBV sem me informar dos "extras" que vem junto. O que vocês acham?




Comentários

Comentários fechados.

Artigos anteriores