Eustáquio Rangel

Desenvolvedor, pai, metalhead, ciclista

Tutorial básico de Ruby on Rails

Publicado em Developer


Sempre começo a escrever alguma coisa mais extensa quando estou estudando alguma coisa e começo com muitas anotações. Foi assim com o livro de Ruby e outras cositas más que acabam virando documentação aqui no site ou mesmo algum tipo de projeto (como o phpReports e o Slackcurrent), e agora tenho mais uma coisa para compartilhar com vocês: um tutorial básico de Ruby on Rails.

Sempre que eu falava que mexia com Ruby, vinha a pergunta "ah, então você usa Rails?". É a mesma coisa que falar que eu programo em Java e já me perguntam se eu uso J2EE. Incrível como algumas coisas implementadas na linguagem ofuscam a própria linguagem. No caso do Java, não, não uso J2EE, não por causa de alguma "demonização" mas, por entre outras coisas, quando comecei a estudar e trabalhar com Java lá pelos idos de 1998 o J2EE nem existia direito ainda (na questão de ter documentação e estarmos maduros para produção - ferramenta e desenvolvedor - etc. etc.). Acabei me virando com ferramentas J2SE mesmo.

Em relação ao Rails, eu fucei bastante na linguagem (e continuo fuçando!) mas acabei por deixar o framework para estudar em um segundo momento. O que eu fui anotando nesses estudos, que por sinal ainda não acabaram, está no tutorial, que pode não ser a coisa mais linda na questão de otimização, ter alguns erros, etc, mas acredito que já dá uma idéia boa da coisa e começar a usar para alguma coisa.

Para finalizar, sempre o mesmo aviso: não estou querendo provar nada para ninguém, fiz o tutorial de maneira bem descompromissada, naquela linguagem bem "largada" que eu costumo escrever e resolvi compartilhar com vocês. Espero que se divirtam tanto com ele como eu durante o desenvolvimento do dito cujo e me perdoem alguma burradinha que porventura apareça.

P.S.: Não sei se o servidor aqui vai aguentar o tranco, se alguém tiver condições de fazer um mirror ou souber de algum lugar legal para eu armazenar o arquivo, por favor me envie um email, obrigado! :-)

Mirrors disponíveis:
http://plentz.org/unsorted/ruby/tutorialrails.pdf
http://joseoliveira.com/public/ruby/tutorialrails.pdf
http://atum.lab.ic.unicamp.br/livros/tutorialrails.pdf
http://www.doiscriacao.com.br/rails/tutorial/tutorialrails.pdf

Obrigado, turma! :-)




Comentários

Comentários fechados.

Artigos anteriores