Eustáquio Rangel

Desenvolvedor, pai, metalhead, ciclista

Recebendo dinheiro pelo Paypal com o botão "Comprar agora"

Publicado em Developer


Alguns dias atrás, inseri um esquema de doações na página do Tutorial de Ruby. Além de não ter mais planos de ter material impresso (o livro foi legal e tal masssss...), eu ando numa pindaíba braba e resolvi tentar para ver se conseguiria algum rendimento dessa forma. Várias pessoas contribuíram (yay, muito obrigado gente, vocês sabem quem são, agradeço de coração) e alguns me alertaram sobre um certo limite de valores de doações, além de problemas recebendo dinheiro de contas do exterior, usando o Paypal. Resolvi perguntar para o Paypal sobre isso, e a resposta que obtive foi a seguinte:

Verifiquei que a sua conta PayPal tem o status de pessoa física e ainda não está habilitada para receber doações. Para utilizar este botão com êxito sua empresa deverá estar habilitada como "Empresa sem fins lucrativos" caso sua empresa não se enquadre neste padrão é necessário que você remova esse botão para evitar limitações futuras.

Caso você tenha todos os requisitos de uma empresa não governamental (ONG ou associações) você poderá receber doações normalmente através de sua conta PayPal. Para que isto ocorra é necessário que encaminhe a seguinte documentação:

  1. Declaração de utilidade pública municipal, estadual e federal (caso não haja o comprovante mencionado no item 2. abaixo)
  2. Comprovante de qualificação como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) (caso não haja o comprovante mencionado no item 1. acima)
  3. Declaração anual de isenção para fins de Imposto de Renda
  4. Cópia do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ)
  5. Cópia de extrato bancário recente (não mais do que 2 meses atrás) da conta cadastrada no PayPal
  6. Informação sobre a natureza da organização e o tipo e propósito dos pagamentos que serão processados pelo PayPal
  7. Procuração registrada em cartório, autenticada e com firma reconhecida com os nomes das pessoas que terão acesso e administrarão a conta PayPal em nome da entidade
  8. Documento válido com foto e do Cadastro Nacional de Pessoa Física (CPF)e comprovante de residência das pessoas autorizadas a administrar a conta PayPal e da(s) pessoa(s) que assinou(aram) a procuração referida no item 7. acima
  9. Declaração (em papel timbrado da entidade) assinada pelos signatários (presentes na procuração – item 7.) informando se a entidade pertence ou não, é controlada, administrada ou ligada ou não (direta ou indiretamente) a alguma pessoa politicamente exposta[1] (incluindo as pessoas presentes na procuração e, também, familiares próximos e/ou assessores) Documento que comprove a existência da entidade (Ex: Estatuto/Contrato Social, Acordo de sócios , Licença emitida pelo Governo, etc.)

Você pode enviar essas informações por fax para 0800-892-1567. Não se esqueça de incluir seu endereço de e-mail na folha de rosto do fax.

Conte conosco sempre que precisar. Teremos satisfação em atendê-lo.

Oh-oh. Ser uma ONG com certeza não está nos meus planos, então resolvi trocar o botão de doações pelo Comprar agora, que apesar de não deixar a pessoa escolher o valor, oferece a opção de criar um seletor com vários valores já pré-estipulados. Parecia ser uma opção ideal mas ... não funcionou.

Após selecionar o valor e clicar no botão, aparecia a seguinte mensagem:

O PayPal não pode processar esta transação devido a um problema com o site do vendedor. Entre em contato direto com o vendedor para solucionar o problema.

Como eu tinha certeza que o problema não era aqui no site, resolvi entrar em contato com o Paypal, primeiro por email. A resposta foi a seguinte:

Você criou o botão e tentou testá-lo no sistema, mas ocorreu um erro. Sugiro que você peça para algum de seus clientes ou algum conhecido testá-lo no seu site. Se você precisar de mais ajuda com a criação de botões, você poderá acessar a nossa central de desenvolvedores.

Nossa rede de desenvolvedores, X.com, oferece aos comerciantes e seus desenvolvedores uma vasta gama de ferramentas e recursos. Eles incluem:

  • Informações e auxílio para integração de produtos.
  • Informações sobre mensagens e códigos de erro.
  • Guias do usuário.
  • Código de exemplo.
  • Status do site.
  • Blogs e fórum da comunidade.
  • Perguntas freqüentes.
  • Visite nossa rede de desenvolvedores em https://www.paypal-brasil.com.br/x.

Espero ter lhe ajudado, mas se você precisar de mais informações estamos à sua disposição.

Como eu já havia subido o código para o servidor de produção, para testar se o problema era alguma verificação de host que não gostava do localhost do desenvolvimento, resolvi apelar e usar o contato via telefone. Até que foi bem rápido para atenderem, mas depois de explicar toda a história de doação, troca de botão etc pra moça (que na metade da conversa captei que não havia entendido direito e tive que detalhar mais), a resposta que recebi dela foi que eu devia fazer um downgrade em minha conta, apenas para fazer o botão funcionar! Quando ela me perguntou se poderia fazer por lá ou se eu preferiria que ela me enviasse as instruções por e-mail, escolhi por e-mail. Isso faz umas duas horas já, e nada de e-mail. Quando percebi, alguns minutos depois do meu contato, que o e-mail não iria chegar, e que ia tudo ficar por isso mesmo, resolvi dar uma fuçada nos fóruns indicados na mensagem anterior e achei o tópico Erro no botão Comprar Agora.

Ali uma pessoa citava justamente o problema que eu estava tendo, dando como detalhe adicional a informação que o botão somente funciona corretamente se mantiver apenas uma opção de preço. Em uma resposta mais abaixo outra pessoa citou um link onde como observação indicavam como deveria ser o copy-and-paste do código. Como estava usando o Vim (sempre!) isso não seria o problema mas e se ... alguma "sujeirinha" estivesse dando algum problema no recebimento do formulário no Paypal? Se tem uma coisa que a idade traz de bom é a experiência de ligar os pontos mais malucos que podem acontecer em determinados tipos de situação e logo saquei que eram os acentos, apesar de estar tudo em UTF-8! E foi batata!

As opções do botão no exemplo do Paypal são todas iniciadas com "Opção ...". Troquei por "Alternativa", e o texto do menu suspenso para um sem acentos, e tudo começou a funcionar normalmente, como pode ser comprovado pela página do Tutorial de Ruby! Fica a dica para quem precisar desse recurso ou estiver apanhando igual eu apanhei! :-)




Comentários

Comentários fechados.

Sem nenhum comentário.

Artigos anteriores