Eustáquio Rangel

Desenvolvedor, pai, metalhead, ciclista

Ostensive and Rational Enterprise Integration Authority

Publicado em General


Só para deixar claro no início da conversa, o título acima:

Eu criei essa coisa doida com a seguinte intenção aqui no post: expor o fato de que alguns malucos inventam um monte de coisa tosca para contar vantagens. A leitura de "Por que as Pessoas de Negócios Falam Como Idiotas" não é obrigatória, mas altamente recomendada para entender de onde e qual a causa de tais aberrações.

Eu realmente nem estava querendo falar muito disso, por que gosto de manter uma política de boa vizinhança, mas algumas dessas coisas bizarras parecem que estão pululando de penca nas últimas semanas, parecendo até que é alguma fruta que entrou na sua temporada. Incrível. O primeiro caso foi de uma empresa, onde trabalha um cara que eu conheço faz algum tempo já e longe de mim lhe faltar com o respeito, mas realmente a coisa foi estranha. A dita empresa divulga um título em vários de seus materiais promocionais como se fosse única no mercado por causa disso. Eu, antes de pensar que estava doido pois nunca havia ouvido falar daquilo em todo o meu tempo na área (e olha que já vão uns bons anos), perguntei para todo mundo que eu podia se aquilo existia. Resultado: não existia. Meu amigo disse que era uma coisa antiga que nem existia URL mais na web inteira (nem em cache, pasmem) mas que ele continua pagando um boleto maluco que chega todo ano para ele, mesmo que essa coisa aparentemente desapareceu no limbo. Dã. O nome da empresa e do cara não convém mencionar, como disse, não vou arrumar rolo nominalmente, mas que ficou uma coisa feia, ficou.

Aí essa semana vejo um outro maluco que criou do nada um cargo louco para ele mesmo na própria empresa e saiu divulgando esse negócio por aí como se fosse a oitava maravilha do mundo (e nem entrou na votação das sete novas quanto mais ser a oitava). Pois bem, se isso virou essa festa eu estou abrindo uma empresa (sim, é verdade, mais detalhes nas próximas semanas, quero dar um gás em algumas coisas) e vou me declarar o OREIA ("Ostensive and Rational Enterprise Integration Authority") da empresa, já que virou festa mesmo. E nem me perguntem onde tira a certificação disso que se eu falar depois vou ter que matar vocês, é uma coisa muito restrita e controlada. Talvez eu invente que ela é certificada em desenvolvimento e consultoria pela FSF (seja isso a Federação Sergipana de Futebol, a Free Software Foundation ou a Flight Safety Foundation - vai ter para todo gosto) para tirar uns trocados e uns eventos e coquetéis a mais.

Eu sei lá viu, até entendo o lance do marketing, mas putz, custa fazer um marketing consistente e mais concreto? A linha entre propaganda boa e enganosa e/ou exagerada fica muito tênue nesses casos, e quando a percebem realmente vão ficar mais pontos negativos do que positivos no saldo geral a médio prazo. Não sei se pensando assim eu sou muito certinho ou ingênuo, mas pelo menos fico sossegado em relação ao que eu falo de mim mesmo.

Por que as Pessoas de Negócios Falam Como Idiotas


Comentários

Comentários fechados.

Artigos anteriores