Ostensive and Rational Enterprise Integration Authority
Publicado em General
Só para deixar claro no início da conversa, o título acima:
- Não existia até o presente momento
- Eu quem inventei
- Não significa patavina nenhuma
- É ridículo, mas foi de propósito
Eu criei essa coisa doida com a seguinte intenção aqui no post: expor o fato de que alguns malucos inventam um monte de coisa tosca para contar vantagens. A leitura de "Por que as Pessoas de Negócios Falam Como Idiotas" não é obrigatória, mas altamente recomendada para entender de onde e qual a causa de tais aberrações.
Eu realmente nem estava querendo falar muito disso, por que gosto de manter uma política de boa vizinhança, mas algumas dessas coisas bizarras parecem que estão pululando de penca nas últimas semanas, parecendo até que é alguma fruta que entrou na sua temporada. Incrível. O primeiro caso foi de uma empresa, onde trabalha um cara que eu conheço faz algum tempo já e longe de mim lhe faltar com o respeito, mas realmente a coisa foi estranha. A dita empresa divulga um título em vários de seus materiais promocionais como se fosse única no mercado por causa disso. Eu, antes de pensar que estava doido pois nunca havia ouvido falar daquilo em todo o meu tempo na área (e olha que já vão uns bons anos), perguntei para todo mundo que eu podia se aquilo existia. Resultado: não existia. Meu amigo disse que era uma coisa antiga que nem existia URL mais na web inteira (nem em cache, pasmem) mas que ele continua pagando um boleto maluco que chega todo ano para ele, mesmo que essa coisa aparentemente desapareceu no limbo. Dã. O nome da empresa e do cara não convém mencionar, como disse, não vou arrumar rolo nominalmente, mas que ficou uma coisa feia, ficou.
Aí essa semana vejo um outro maluco que criou do nada um cargo louco para ele mesmo na própria empresa e saiu divulgando esse negócio por aí como se fosse a oitava maravilha do mundo (e nem entrou na votação das sete novas quanto mais ser a oitava). Pois bem, se isso virou essa festa eu estou abrindo uma empresa (sim, é verdade, mais detalhes nas próximas semanas, quero dar um gás em algumas coisas) e vou me declarar o OREIA ("Ostensive and Rational Enterprise Integration Authority") da empresa, já que virou festa mesmo. E nem me perguntem onde tira a certificação disso que se eu falar depois vou ter que matar vocês, é uma coisa muito restrita e controlada. Talvez eu invente que ela é certificada em desenvolvimento e consultoria pela FSF (seja isso a Federação Sergipana de Futebol, a Free Software Foundation ou a Flight Safety Foundation - vai ter para todo gosto) para tirar uns trocados e uns eventos e coquetéis a mais.
Eu sei lá viu, até entendo o lance do marketing, mas putz, custa fazer um marketing consistente e mais concreto? A linha entre propaganda boa e enganosa e/ou exagerada fica muito tênue nesses casos, e quando a percebem realmente vão ficar mais pontos negativos do que positivos no saldo geral a médio prazo. Não sei se pensando assim eu sou muito certinho ou ingênuo, mas pelo menos fico sossegado em relação ao que eu falo de mim mesmo.
Comentários
Comentários fechados.
Artigos anteriores
- Pull requests em modo raiz - sex, 22 de dezembro de 2023, 09:57:09 -0300
- Qual a idade do seu repositório? - ter, 27 de dezembro de 2022, 12:50:35 -0300
- Utilizando ctags em projetos Rails mais recentes - qui, 24 de junho de 2021, 08:23:43 -0300
- Fazendo o seu projeto brotar - seg, 15 de julho de 2019, 08:57:05 -0300
- Learn Functional Programming with Elixir - sex, 02 de março de 2018, 18:47:13 -0300
- Ambiente mínimo - Driver Driven Development - qua, 23 de agosto de 2017, 15:15:03 -0300
- Ambiente mínimo - repositórios de código - dom, 16 de abril de 2017, 13:02:14 -0300
- Ambiente mínimo - terminal e navegador - dom, 02 de abril de 2017, 21:43:29 -0300
- Utilizando muitas gems no seu projeto? - sáb, 29 de outubro de 2016, 11:57:55 -0200
- Desenvolvedores e inteligência artificial - seg, 11 de julho de 2016, 09:09:38 -0300
Ainda em construção: http://faxinar.marcogomes.com/
Excelente post, e o titulo de OREIA é OTIMO, ehehe, posso adotá-lo também?
TaQ, além de OREIA, você também poderia fazer propaganda como as montadoras de carros, que colocam na lista de acessórios do veículo coisas básicas, como retrovisor, etc... coloca que você faz sites pra web 2.0 (executivo adora isso), que é CSS compatível, Firefox compatível, Javascript compatível, essas coisas
Engraçado ler isso aqui. Outro dia estava comentando com um colega exatamente a mesma coisa.
Uma empresa que renomeou um monte de coisa que já existia e fez parecer a oitava maravilha foi a Sun com seus "J's". Apesar de não ser exatamente picaretagem, é um tipo de engodo.
Abraço!
Eu também achei muito bom! http://www.cfgigolo.com/archives/2007/05/excelente_livro_sobre_embromacao_corpora.html
Se me permite sugerir uma leitura adicional na mesma linha, esta é:
http://www.cfgigolo.com/archives/2007/06/o_lider_que_destroi_e_a_the_no_asshole_r.html
Abraços!
O pior é que é verdade mesmo... Tem tanta empresa dita boa e dita grande que acaba investindo tão pouco em marketing que acaba-se perdendo a credibilidade.
Boa sorte com os novos empreendimentos e no futuro eu vou querer ser OREA também, seja lá o que seja isso.
PS: Acompanho seu blog tem tempo, mas só agora tive coragem de comentar.
Muito bom TaQ. OREIA é show!
Vou ter que descobrir qual o meu cargo agora. :D
Boa. :-) Conhecendo as origens dos exemplos, compartilho seu horror. :-)