Eustáquio Rangel

Desenvolvedor, pai, metalhead, ciclista

Novo tutorial de Ruby

Publicado em Developer


Muito tempo se passou desde que atualizei o PDF do tutorial de Ruby, mas finalmente saiu uma atualização, que estou liberando aqui no site hoje. Alguns bons anos atrás, quando publiquei o meu livro "Ruby - Conhecendo a Linguagem" (o qual agradeço de montão à Editora Brasport por ter investido em uma linguagem que era bem desconhecida na época), eu fiz um acordo com a editora para que continuasse a distribuir gratuitamente o tutorial em PDF de maneira gratuita aqui no meu site, afinal, não havia sentido em retirar o que já estava publicado digitalmente, aqui ou em algum outro lugar, mas também me comprometi a não atualizar o material para não criar concorrência com o próprio material impresso.

Pois bem, já faz algum tempo que as edições do livro se esgotaram completamente e meu contrato caducou. Esperei para ter retorno de todos os procedimentos formais por parte do meu contrato para finalmente publicar algo novo, e o resultado está aqui, aproveitem!

Esse material faz parte do Curso de Ruby e Rails da Bluefish (a minha empresa), com ênfase no e de Ruby e Rails, ou seja, é um curso onde o aluno aprende Ruby e Rails. O tutorial é referente à primeira parte do curso, utilizando Ruby 1.9.x e vai sempre ser atualizado aqui conforme irmos adicionando/modificando material para o curso.

Aproveitando para fazer um jabá, vamos montar com frequência turmas do curso aqui em São José do Rio Preto, e ele é composto por 32 horas de Ruby e 32 horas de Rails. Montamos pacotes especiais in-company para empresas, se alguém interessar favor entrar em contato, garantimos que botaremos os seus funcionários para escovar bits. :-) Aqui tem fotos da primeira turma recebendo os certificados de conclusão.

Engraçado que o timing para liberar o tutorial coincidiu com a RubyConf 2011 amanhã, então não tinha uma data melhor para isso. E também com o Dia de Finados, onde presto aqui as minhas homenagens à Dennis Ritchie e John McCarthy, dois gigantes que colaboraram muito com o mundo da tecnologia e que se foram mês passado, sem muita cobertura da mídia, e também à todos os entes queridos que já se foram. Tenho certeza que em algum lugar meu avô está olhando e falando "ê, 'cabiludo' ...". ;-)




Comentários

Comentários fechados.

Artigos anteriores