Eustáquio Rangel

Desenvolvedor, pai, metalhead, ciclista

Mantenha a coisa simples ... dependendo do ponto de vista

Publicado em Developer


Esse tópico tem até a ver com o de baixo: o jeito que vemos as coisas. Explico:
Hoje comecei a fuçar um pouquinho com o LaTex, para produzir alguns PDFs, mais especificamente o da versão mais nova do PHPReports, que eu já tenho praticamente 95% pronto fazendo-o com o OpenOffice.
Agora vem um problema ... no OpenOffice, teoricamente, ficaria mais simples de se fazer, certo? Afinal, é só abrir o Writer, digitar o texto, páginar, inserir figuras, os links, blá blá blá. Só que eu ainda acho um saco abrir o OpenOffice (que ainda é pesado) e ficar editando lá. Me chamem de pré-histórico mas adoro o Vim. Aí que caiu a ficha do LaTeX.
Aí vocês me falam "mas você tá é loco, você viu o tanto de tags e coisa para se ler antes de fazer um documento decente?" ... tá, tem coisa pra xuxu, mas para fazer um documentozinho decente e salvar como PDF não fica difícil não, depois que você sabe onde procurar.
Então vejam como muda a coisa de figura: o OpenOffice realmente é mais cômodo, digamos assim, mas eu ainda vejo o ato de abrir um arquivo texto e produzir um PDF (ou qualquer coisa através do postscript depois) uma coisa bem simples e bem ... mágica, digamos assim, tirando a parte que vou ter que aprender mais uma tonelada de coisas ehehehe. Mas isso é desculpa para quem não gosta de estudar ou não tem tempo e ... xi, estou na segunda categoria, mas estou fazendo uma forcinha para isso funcionar. :-)
Enquanto não faço um resuminho com a minha experiência inicial com o LaTeX e algum tutorial rápido, ficam aqui alguns links que me ajudaram hoje:

Beginner's LaTeX Tutorial
Beginning LaTeX
Getting started with LaTeX
Getting started with LaTeX (outro!)
LaTeX - A quick and dirty start
LaTeX tutorial
LaTeX your document
LaTeX help 1.6
LaTeX tutorial (outro!)
Vim-LaTeX, obrigatório se você gosta do Vim ;-)

Agora, antes que me perguntem, não, não vou reescrever as 40 páginas do manual que já fiz no LaTeX só por que aprendi e vou atrasar o release da versão nova por isso não. :-) Vou acabar do jeito que está e depois vou escrever de novo no LaTeX. Ah, se vou. :-)

Outra coisa que precisei hoje e havia esquecido como fazia era trocar propriedades de objetos em uma página HTML usando JavaScript, CSS e DHTML ... meu, deu um branco tão grande para lembrar como alterar uma fonte de normal para negrito! Tive que procurar uma referencia boa de propriedades (eu estava teimando em colocar font-weight e o JavaScript me falava que ele estava vendo era um sinalzinho de menos ali no meio ehehe) para cair a ficha. O link é esse.

Mudando um pouco de assunto, já estão saindo comentários a torto e direito sobre Kill Bill Vol. 2 (vai galera do software livre, vocês gostaram do nome, confessem ehehe), a estrear dia 16 de Abril nos USA enquanto aqui a gente chupa o dedo e não viu nem o 1 ainda (eu confesso que vi uns pedaços em DiVX mas não compensa o crime ver um filmão desses assim). Aqui vai uma imagem do Vol. 2:



Falando em filmes, morreu um pastor que foi assistir A Paixão de Cristo, haja polêmica!

E mais polêmica. O Jonas Galvez tá puto da vida com um sujeito discutindo sobre os "sites só para Internet Explorer". Ele tem razão, mas tem coisa que a gente pode apontar, achar ruim, mas os cabeças-duras não mudam, sejam por deficiência técnica ou alguma coisa "mais embaixo". Esse assunto é de longa data, vejam um artigo meu de 2001 falando sobre isso.

Chega por hoje, fui! :-)


Comentários

Comentários fechados.

Sem nenhum comentário.

Artigos anteriores