Eustáquio Rangel

Desenvolvedor, pai, metalhead, ciclista

Lá se foi a bateria

Publicado em General


Não, o baterista da banda não pediu as contas não, foi a bateria do notebook mesmo que arriou, alguns poucos meses dele ter saído da garantia (arrrrrgh!). Eu estava notando que ela andava acabando rapidinho mas ontem bateu o recorde: 9 minutos!

O próprio setup da máquina acusou, quando entrei lá para ver, que ela tinha ido para os quiabos. Solução: tive que ligar na Dell hoje e encomendar outra. Mas peguei uma com 6 células (essa que pifou tem - ou tinha - 4 células, que, segundo a mocinha que me atendeu, vai ter muito mais tempo de carga (ela disse umas 4 horas!) e vai durar mais. Ela inclusive me falou que o tempo de vida de baterias mais simples é curto mesmo ... coisa que eu não sei dizer, pois esse é o meu primeiro notebook.

Agora é esperar a bateria nova chegar. Mas estou em dúvida. Li aqui que:

Evite cargas excessivas à bateria. Procure não utilizar o notebook todo tempo com a bateria acoplada e ligado à tomada, pois assim ela estará constantemente sendo carregada. Alterne o uso da bateria com o uso do equipamento ligado à tomada.

Era o que eu costumava fazer. Mas aí lendo o manual da Dell acho o seguinte:

Sempre que possível, conecte o computador a uma tomada elétrica, pois a vida útil da bateria é determinada, em grande parte, pelo número de vezes em que a bateria é usada e recarregada.

Agora embananou tudo! Quem sabe qual das duas está certa? Ou depende? Embora eu não tenha certeza do que houve, eu estava seguindo a primeira (como mais um monte de gente que conheço) e deu nisso. Eu devia ter lido as letrinhas do manual ...

Ah, ia me esquecendo de dizer: shame on you, Dell, pois não tem um programa de recolhimento de baterias usadas. Vou ter que dar uma procurada aqui na cidade para não criar uma bomba ambiental jogando a bateria usada no lixo comum.




Comentários

Comentários fechados.

Artigos anteriores