Lá se foi a bateria
Publicado em General
Não, o baterista da banda não pediu as contas não, foi a bateria do notebook mesmo que arriou, alguns poucos meses dele ter saído da garantia (arrrrrgh!). Eu estava notando que ela andava acabando rapidinho mas ontem bateu o recorde: 9 minutos!
O próprio setup da máquina acusou, quando entrei lá para ver, que ela tinha ido para os quiabos. Solução: tive que ligar na Dell hoje e encomendar outra. Mas peguei uma com 6 células (essa que pifou tem - ou tinha - 4 células, que, segundo a mocinha que me atendeu, vai ter muito mais tempo de carga (ela disse umas 4 horas!) e vai durar mais. Ela inclusive me falou que o tempo de vida de baterias mais simples é curto mesmo ... coisa que eu não sei dizer, pois esse é o meu primeiro notebook.
Agora é esperar a bateria nova chegar. Mas estou em dúvida. Li aqui que:
Evite cargas excessivas à bateria. Procure não utilizar o notebook todo tempo com a bateria acoplada e ligado à tomada, pois assim ela estará constantemente sendo carregada. Alterne o uso da bateria com o uso do equipamento ligado à tomada.
Era o que eu costumava fazer. Mas aí lendo o manual da Dell acho o seguinte:
Sempre que possível, conecte o computador a uma tomada elétrica, pois a vida útil da bateria é determinada, em grande parte, pelo número de vezes em que a bateria é usada e recarregada.
Agora embananou tudo! Quem sabe qual das duas está certa? Ou depende? Embora eu não tenha certeza do que houve, eu estava seguindo a primeira (como mais um monte de gente que conheço) e deu nisso. Eu devia ter lido as letrinhas do manual ...
Ah, ia me esquecendo de dizer: shame on you, Dell, pois não tem um programa de recolhimento de baterias usadas. Vou ter que dar uma procurada aqui na cidade para não criar uma bomba ambiental jogando a bateria usada no lixo comum.
Comentários
Comentários fechados.
Artigos anteriores
- Pull requests em modo raiz - sex, 22 de dezembro de 2023, 09:57:09 -0300
- Qual a idade do seu repositório? - ter, 27 de dezembro de 2022, 12:50:35 -0300
- Utilizando ctags em projetos Rails mais recentes - qui, 24 de junho de 2021, 08:23:43 -0300
- Fazendo o seu projeto brotar - seg, 15 de julho de 2019, 08:57:05 -0300
- Learn Functional Programming with Elixir - sex, 02 de março de 2018, 18:47:13 -0300
- Ambiente mínimo - Driver Driven Development - qua, 23 de agosto de 2017, 15:15:03 -0300
- Ambiente mínimo - repositórios de código - dom, 16 de abril de 2017, 13:02:14 -0300
- Ambiente mínimo - terminal e navegador - dom, 02 de abril de 2017, 21:43:29 -0300
- Utilizando muitas gems no seu projeto? - sáb, 29 de outubro de 2016, 11:57:55 -0200
- Desenvolvedores e inteligência artificial - seg, 11 de julho de 2016, 09:09:38 -0300
Fala TaQ!
Eu recomendo você seguir as recomendações da Dell, a Apple diz também pra sempre que possivel deixar a bateria ligada na tomada, só que a cada 2 meses tem que fazer um "reset" que nada mais é que, gastar toda a bateria e deixar o notebook sem bateria por 5horas, mas sei lá pode ser diferente no caso da dell, o meu da Apple teve até atualização do firmware da bateria esses dias (!!!!)
Estranho TaQ... eu tenho um Dell também, e uso intensamente há 2 anos, mesmo com a bateria ligada na tomada (já que o carregador detecta que ela está cheia e não fica carregando), e nunca tive esse problema.
Essas coisas de bateria com memória hoje em dia são todas evitadas pelos carregadores.
Opa Taq!
A minha bateria (primeiro note tanbém) durou em torno de 11 meses e acabou de morrer!
Eu deixava ela direto no note e muitas vezes ligado na tomada!
Agora que comprei a nova, só coloco ela no note quando vou trabalhar longe de tomada (levar para a escola ou trabalhar na sala, etc...)... como ele fica 80% das vezes na mesa do quarto (onde trabalho nele), sstou usando a primeira opção citada por você.
Em tese, a bateria tem um circuito eletrônico que corta a carga quando ela está carregada, ocorre que o ciclo de carga/recarga de uma bateria é finito (A cada recarga a entropia do sistema aumenta, maldita 2 lei da termodinâmica!).
Então, quanto menos recargas você fizer na sua bateria maior será a sua durabilidade! Pois o número de recargas é finito!
[]'s
Ae TaQ. Nesse site (http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=134711) tem umas dicas boas sobre baterias. No forum do GDH tem bastante informação legal. Numa dessas, sua bateria ainda tem recuperação e você pode acabar com duas ;)
Eu sempre que posso deixo o meu Toshiba ligado na tomada...
Tenho ele já faz 2 anos e nunca tive problemas com a bateria. Eventualmente ela acaba rápido, mas é por causa da minha porca configuração do ACPI do Linux.
(update) Na verdade, são 8 células...
Taq, tenho um Dell com bateria de 4 células também e ela está mto bem com quase 1,5 ano de uso. Sempre segui a segunda recomendação - mesmo sem saber que ela existia :-)
A 2 meses estou usando um HP com bateria de 9 células... e estranhamente parece que a bateria dele não está mto boa. Ele fica quase todo o tempo na minha mesa, então comecei a desligar da tomada quando fico mais de 5hs sem usá-lo (li no manual de um Toshiba que era bom fazer isso caso ficasse mtas horas sem uso).
Parece que minha estratégia não está dando mto certo. Volta e meia parece que a bateria perde 2 - 4% de carga sozinha. O que não acontecia com o Dell - que eu deixava sempre ligado na tomada.
[]'s
Mateus,
Puxa, valeu pelo esclarecimento! Vou prestar atenção nisso e com certeza vou tomar mais cuidado com a próxima bateria!
Taq, as duas afirmações estão corretas, mas a primeira é válida só para notebooks antigos, ou "genéricos".
Hoje em dia, os notebooks tem um sistema que quando você liga ele com o carregador, e a bateria está com carga completa (ou quase, 95%, depende do note), ele não "força" a bateria a ser carregada novamente.
Por isso, se você puder sempre ligar o carregador ANTES de ligar o notebook, é melhor. Assim a bateria não vai ser descarregada até o tempo de tu ligar o carregador.
Abraços!