Grandes com Rails
Publicado em Developer
Estava dando uma navegada aqui no site do Working with Rails e há uma página chamada High Profile Organisations using Rails, onde são mostradas algumas grandes empresas que estão utilizando o framework e estava pensando em algumas coisas em relação à adoção do Rails.
Disparando um pouco de "fogo amigo", há duas coisas para considerar antes de dar muito crédito para essa lista:
- Tá certo que popularidade não é sinônimo de qualidade (se fosse assim aquela barbaridade de "Éguinha Pocotó" do MC Sérginho seria exemplo de primor).
- Algumas empresas de porte grande para enorme usando determinada tecnologia não prova por "a mais b" que a tecnologia é tudo aquilo que a popularidade dela diz. Quem não conhece empresas enormes tocadas por coisas medonhas tecnologicamente falando atire a primeira pedra!
Dito isso e tirando qualquer variável mais polêmica, podemos considerar pelo menos uma coisa concreta: a lista mostra que o Rails realmente saiu da lista de "coisas exóticas e malucas não-corporate" há um bom tempo atrás (esse pessoal não começou a usar semana passada, certo?) para cair sob um crivo mais crítico comercialmente falando.
Daqui a algum tempo vamos ver se o mala do Joel Spolsky (que está mais para "spooky" por ficar aí assustando os outros) tinha razão nas suas colocações, bem birrentas, por sinal, ou se vamos demolir de vez toda essa choradeira de "não tem uma máquina virtual decente, não tem bytecodes, não serve para produção, não faz café com leite".
Até temos alguns cases bem interessantes hoje em dia que acabam com esse tipo de argumentação, mas tem gente que enquanto algum "big player" não der um case aberto da tecnologia citada, não ficam quietos e vão fazer questão de gerar ruído. Enquanto isso, a gente continua programando né, prestando alguma atenção nesse "nhénhénhé" todo, mas definitivamente metendo a mão na massa na tecnologia sem medo de ser feliz.
A propósito, se alguém conhece meu trabalho e achar que eu mereço, vote em mim no Working with Rails. ;-)
P.S.: Esse post vai obedecer reformatação de texto de acordo com dicas recebidas através dos comentários abaixo. Se você tiver uma e quiser colaborar, comente! :-)
Comentários
Comentários fechados.
Artigos anteriores
- Pull requests em modo raiz - sex, 22 de dezembro de 2023, 09:57:09 -0300
- Qual a idade do seu repositório? - ter, 27 de dezembro de 2022, 12:50:35 -0300
- Utilizando ctags em projetos Rails mais recentes - qui, 24 de junho de 2021, 08:23:43 -0300
- Fazendo o seu projeto brotar - seg, 15 de julho de 2019, 08:57:05 -0300
- Learn Functional Programming with Elixir - sex, 02 de março de 2018, 18:47:13 -0300
- Ambiente mínimo - Driver Driven Development - qua, 23 de agosto de 2017, 15:15:03 -0300
- Ambiente mínimo - repositórios de código - dom, 16 de abril de 2017, 13:02:14 -0300
- Ambiente mínimo - terminal e navegador - dom, 02 de abril de 2017, 21:43:29 -0300
- Utilizando muitas gems no seu projeto? - sáb, 29 de outubro de 2016, 11:57:55 -0200
- Desenvolvedores e inteligência artificial - seg, 11 de julho de 2016, 09:09:38 -0300
O legal é que serve de argumento para convencer o chefe :D
hehehe isso até que é legal
hoje saiu uns trem da oracle e rails no railsbrasilia.
E a um tempo atrás a mesma oracle estava procurando gente experiente em rails e ruby.
Bom, gente, o importante é que o Rails está detonando por aí!
U-hú! :-D
Meu caro Anônimo,
Como leitor do blog fiquei bastante curioso quanto a sua colocação. Até o presente momento, todos os posts efetuados pelo Eustáquio Rangel foram bastante claros e de fácil entendimento e esse em questão é um deles.
Seria interessante você fazer um "quote" do que considera errado e dar dicas de como ficaria melhor. (você pode fazer isso com meu reply também, gosto de aprender). :)
Oi anônimo!
Eu agradeço qualquer dica que você possa dar nesse sentido. Realmente ás vezes eu faço alguns posts que talvez demandassem mais um pouquinho de tempo ou cuidado para tentar expor e organizar melhor as coisas - mea culpa - e qualquer dica seria extremamente valiosa para eu poder me policiar. :-)
Em relação às críticas que fizeram à você, se forem críticas tente tirar proveito de alguma coisa, se chegarem a ponto de xingamentos ignore, não compensa prestar atenção nisso.
Grande abraço.
Amigo,
Por favor, utilize melhor a pontuação e organização do texto. Comento como anonimo pois já fui xingado por este tipo de comentário, mas apenas deixe mais claras suas ideias, ta muito confuso.
Abraço