Eustáquio Rangel

Desenvolvedor, pai, metalhead, ciclista

Grandes com Rails

Publicado em Developer


Estava dando uma navegada aqui no site do Working with Rails e há uma página chamada High Profile Organisations using Rails, onde são mostradas algumas grandes empresas que estão utilizando o framework e estava pensando em algumas coisas em relação à adoção do Rails.

Disparando um pouco de "fogo amigo", há duas coisas para considerar antes de dar muito crédito para essa lista:

  1. Tá certo que popularidade não é sinônimo de qualidade (se fosse assim aquela barbaridade de "Éguinha Pocotó" do MC Sérginho seria exemplo de primor).
  2. Algumas empresas de porte grande para enorme usando determinada tecnologia não prova por "a mais b" que a tecnologia é tudo aquilo que a popularidade dela diz. Quem não conhece empresas enormes tocadas por coisas medonhas tecnologicamente falando atire a primeira pedra!

Dito isso e tirando qualquer variável mais polêmica, podemos considerar pelo menos uma coisa concreta: a lista mostra que o Rails realmente saiu da lista de "coisas exóticas e malucas não-corporate" há um bom tempo atrás (esse pessoal não começou a usar semana passada, certo?) para cair sob um crivo mais crítico comercialmente falando.

Daqui a algum tempo vamos ver se o mala do Joel Spolsky (que está mais para "spooky" por ficar aí assustando os outros) tinha razão nas suas colocações, bem birrentas, por sinal, ou se vamos demolir de vez toda essa choradeira de "não tem uma máquina virtual decente, não tem bytecodes, não serve para produção, não faz café com leite".

Até temos alguns cases bem interessantes hoje em dia que acabam com esse tipo de argumentação, mas tem gente que enquanto algum "big player" não der um case aberto da tecnologia citada, não ficam quietos e vão fazer questão de gerar ruído. Enquanto isso, a gente continua programando né, prestando alguma atenção nesse "nhénhénhé" todo, mas definitivamente metendo a mão na massa na tecnologia sem medo de ser feliz.

Amazon BBC Capgemini BPN Cisco
Cnet EA IBM Morgan Chase Nasa
Siemens ThoughtWorks Yahoo!

A propósito, se alguém conhece meu trabalho e achar que eu mereço, vote em mim no Working with Rails. ;-)

P.S.: Esse post vai obedecer reformatação de texto de acordo com dicas recebidas através dos comentários abaixo. Se você tiver uma e quiser colaborar, comente! :-)




Comentários

Comentários fechados.

Artigos anteriores