Eustáquio Rangel

Desenvolvedor, pai, metalhead, ciclista

Dell Venue 8, uma caixa de surpresas ... ruins

Publicado em Mobile


Eu acho que não levo jeito com tablets (já aviso no começo: não vou comprar um iPad!). Após todos os problemas que tive com o meu Nexus 7, detalhados em um post anterior, resolvi comprar um dispositivo nacional, com garantia por aqui. Optei pelo Dell Venue 8, da Dell, marca a qual sempre tive enorme satisfação tanto pelos equipamentos quanto pela qualidade da assistência técnica, quando precisou ser requisitada. Aproveitei uma promoção no Ponto Frio e comprei uma em 14/08/2014, mais barato até que no próprio site da Dell.

Vejam, o Nexus 7 era uma ótima tablet, o problema foi que eu fui "sorteado" com o tal do brick bug que afetou uma série desses equipamentos. Fora isso, funcionava igual um relógio. Agora a Venue 8 ...

Uma das minhas escolhas para essa tablet foi porque ela vem com o Android "puro" de fábrica, sem muitas firulas que alguns fabricantes, como a Samsung, insistem em enfiar nos seus aparelhos. Falando nisso, temos outras duas tablets em casa, coincidentemente da Samsung, uma Galaxy Tab 2, bem surradinha, e uma Galaxy Tab 3, mais nova, em que não acontecem nada do que vou relatar aqui da Venue 8, apesar de serem modelos bem mais baratos do que a da Dell. Mas, apesar de ter um sistema "limpo", parece que ou o hardware está seriamente bugado, ou fizeram alguma bela de uma burrada no software do dispositivo.

Algumas semanas após o aparelho chegar e eu configurar com todos os aplicativos que utilizo, fazendo sincronia, etc, comecei a notar alguns comportamentos estranhos. O primeiro, após a atualização do Google Maps, foi que o Street View ficou zureta, como pode ser visto nesse vídeo:

Minha suspeita eram algum problema de renderização do hardware, ou algum problema no software. Verifiquei nas outras tablets e celulares que temos em casa, que vão desde versões bem antigas do Android (como no caso da Galaxy Tab 2) até nas versões mais novas, e tudo estava funcionando perfeitamente, ou seja, era um problema exclusivo da Venue 8.

Após isso, começaram a aparecer alguns retângulos pretos na tela, enormes, cobrindo áreas bem significativas. Parece que eles aparecem sempre que é requisitada a renderização com o engine do Webkit da tablet, ou seja quando precisa renderizar HTML. Peguei bastante desse comportamento no Feedly, mas peguei também no Gmail ou qualquer outra aplicação que precisasse desse recurso. Operação simples, mas que começou a travar a tablet, como mostra o seguinte vídeo:

Geralmente ela voltava após o reboot sem conexão com a rede sem fio, e era necessário outro reboot para normalizar.

Aí ela endoidou de vez e começou a travar por qualquer coisa, perdendo o papel de parede por nada, deixando aplicações malucas, etc. como mostra esse outro vídeo:

Antes de entrar em contato com o suporte da Dell, eu dei uma boa pesquisada e encontrei uma discussão no site da Dell nos EUA com uma turma reclamando das mesmíssimas coisas. Abri uma discussão bem detalhada no fórum da Dell aqui no Brasil, já deixando claro que fazer o factory reset não adiantava nada, pois muitas pessoas já o haviam feito sem resolver o problema, sendo que a única coisa que ia me trazer era dor de cabeça por ter que configurar tudo novamente. Mas como temia, disseram que por "procedimentos da empresa" eu precisava fazer o factory reset para continuar com o atendimento, fiz, e como já havia alertado, não resolveu nada. Como dá para ver na discussão, pararam de me responder em 26/12/2014, e aí eu parti para os contatos telefônicos, onde após muitas explicações do que estava ocorrendo (como gostam de nos fazer repetir várias vezes a mesma coisa!), um atendente finalmente reconheceu que a tablet estava com problemas e pediu que eu enviasse o equipamento para a assistência, também informando que algumas BIOS saíram de fábrica defeituosas (olhem eu "sorteado" novamente!) e que iriam corrigir isso.

Fiz novamente um factory reset e enviei o tablet para o conserto no dia 07/01/2015, e depois de uma baita "eficiência" dos Correios em deixar o equipamento parado aqui na minha cidade por 4 dias (!!!), após alguns dias ele voltou ... do mesmo jeito.

Após atualizar as aplicações, configurar tudo de novo, a tablet continuou com o mesmo tipo de comportamento, e vou arriscar, até pior! O que travava, travava mais frequente agora, e quando uma pessoa da Dell ligou em casa para saber do equipamento, eu não estava e minha esposa informou que continuava do mesmo jeito, a pessoa disse que ia ligar mas nunca mais ligou. Aí eu liguei novamente para a Dell, novamente expliquei toda a pataquada, apesar de encontrarem o caso pela tag do equipamento, e me pediram para enviar novamente para o conserto, onde iriam trocar a placa-mãe da tablet.

Falando em tag, até o meu último contato a Dell insiste que a tablet não está registrada no meu nome, e sim no nome do Ponto Frio, já me alertando que a garantia sofre uma considerável complicação se o equipamento não for transferido. Mas eu já transferi para o meu nome, conforme informei o atendente, conforme mostra a tela abaixo:

Venue registrada

Pois bem, fiz novamente o factory reset e enviei o tablet para conserto novamente em 27/01/2015, dessa vez retornou mais rápido ... do mesmo jeito.

A primeira coisa que verifico que ainda continua seriamente bugado é quando abro o Street View. A partir daí tenho certeza que o resto vai continuar do mesmo jeito, mas continuo usando para ver o que dá.

Nessa segunda vez, eu comecei a gravar vídeos desde a hora que recebi o tablet do conserto, e fiz outro vídeo, até bem-humorado, mostrando que continuava tudo do mesmo jeito (pulem para 3:30 para começar a ver os bugs):

E lá vou eu ligar novamente para a Dell, explicar a história tudo de novo e ver o que me falavam. O atendente reconheceu que o equipamento realmente está estranho, e eu pleitei com eles a troca por outro equipamento (já que nem vendem mais a Venue 8, desconfio até o motivo ...) ou a devolução do dinheiro, pois o equipamento está imprestável, não faz o que promete, pois fica travando, dando bugs e mais bugs, e enche o saco ter que ficar reiniciando toda hora ou pior, fazendo factory reset para enviar o equipamento para a manutenção, que parece que não está resolvendo nada do problema (inclusive, desconfio se fizeram alguma coisa mesmo no aparelho, conforme afirmam). O atendente disse que iria passar o caso para os superiores deles e me dariam uma resposta. Enquanto a resposta não chegava, fiz outro vídeo da tablet ficando mais maluca ainda e enviei para a Dell:

Como eles novamente não me deram resposta, liguei novamente, fiz a explicação do problema tudo de novo, e disseram que iam me dar uma resposta até o dia 10/02/2015. Eu alertei que se não tivesse a resolução do problema teria que tomar outras medidas cabíveis nesse caso, e como novamente não me deram resposta, estou fazendo esse post, liberando os vídeos no meu canal do YouTube (antes estavam como "não listados") e vou juntar toda essa documentação e ir no Procon hoje, perder mais tempo com esse equipamento que, além de me fazer perder bastante tempo já com toda essa pataquada do suporte, já me fez perder artigos que estava lendo, perder tempo configurando tudo novamente, e ter passado bastante raiva com esses travamentos malucos.

Eu arrisco a dizer que, por ser a primeira tablet com Android da Dell, esse Venue 8 foi literalmente uma "bomba" da qual eles estão tendo muita dor de cabeça, vendo o que está acontecendo comigo e com o pessoal do exterior, tanto que nem existe mais para comprar e já lançaram um modelo de 7" que espero que tenham corrigido os problemas do Venue 8. Mas agora tem que mostrar respeito em quem confiou na marca e resolver os problemas do equipamento, ou se não conseguirem, conforme parece ser o caso, trocar para outro ou devolver o dinheiro. Eu já expressei que não confio que outro envio para reparos vai resolver o problema e quero uma solução diferente. A parte chata da coisa é que todos os equipamentos que temos em casa e no escritório são da Dell, marca pela qual sempre tive muito apreço pela qualidade dos equipamentos e pela assistência técnica, e fico torcendo para que o que está acontecendo com os tablets da marca não se espalhe pelos outros produtos. Pois realmente esse tablet está uma porcaria e o suporte está mais perdido que cego em tiroteio, e pior, desrespeitando o cliente em um silêncio que parece ser proposital para protelar a real solução que é ou a devolução do dinheiro ou a troca por algum outro equipamento decente, o que realmente, o Dell Venue 8 não é.




Comentários

Comentários fechados.

Sem nenhum comentário.

Artigos anteriores