Eustáquio Rangel

Desenvolvedor, pai, metalhead, ciclista

Dell, GNU/Linux e drivers

Publicado em GNU/Linux


Dell

Achei legal o que o pessoal da Dell está fazendo, segundo essa notícia. No feedback que eles receberam em suas pesquisas (citei uma aqui), a turma pediu que usassem drivers GPL, mantidos pelo kernel Linux, e eles toparam a parada!

Segundo o post, quando houverem dois drivers para o mesmo dispositivo, um livre e outro não-livre, eles vão dar preferência para o livre, incentivando o seu desenvolvimento. Deram como exemplos drivers para as placas wireless e impressoras e placas de vídeo.

Para os casos onde drivers livres ou fechados são inexistentes, como no caso dos modems, eles dizem que para estações de trabalho a troca do modem por um que não seja software-based (os populares winmodems) é fácil, mas no caso de notebooks é mais complicado, indicando o uso deles nos slots PC Card ou ExpressCard, saindo o dinheiro da troca do seu bolso.

Esses modems são complicados ... eu acho que se eles quiserem continuar a vender os winmodems, bem que poderiam pelo menos instalar um que tenha os drivers e que fosse fácil sua configuração. O computador da minha sobrinha está rodando redondo o Ubuntu com um modem desses. Vou mandar um email para eles. ;-)

Não sei quanto à vocês, mas eu estou achando tudo isso muito bom. Lógico que ainda não vimos um resultado na prática (pelo menos eu ainda não vi algum modelo saindo "redondinho" nessa nova proposta de suporte ao Software Livre), mas que eles estão caminhando na direção certa, para mim é evidente. Acho que vou continuar usando Dell no futuro. ;-)




Comentários

Comentários fechados.

Sem nenhum comentário.

Artigos anteriores