Eustáquio Rangel

Desenvolvedor, pai, metalhead, ciclista

Criando uma paleta de cores a partir de uma imagem, com o GIMP

Publicado em GNU/Linux


Hoje precisei desse recurso e havia esquecido como fazer. Bem fácil. Vamos levar em conta essa imagem que tem uma paisagem bem legal. Os passos são o seguintes ...

  1. Abrir a imagem no GIMP e reduzir o número de cores. Não vamos querer uma paleta de milhares de cores, não é mesmo? Para isso, utilizamos Imagem->Modo->Indexado e escolhemos quantas cores queremos na paleta.Fica legal brincar com a opção Reticulado e ver como as cores da imagem se comportam.

    Quantidade de cores
  2. Após a conversão e constatação que as cores ainda ficaram apresentáveis, vamos importar a paleta de cores o diálogo de paletas, se já não estiver visível. Isso pode ser feito através de Janelas->Diálogos de Encaixe->Paletas. O meu já se encontra visível pois utilizo o GIMP Paint Studio, que vale conferir.

    Diálogo de paletas
  3. Aí é só clicar com o botão direito no diálogo de paletas e escolher Importar paleta ..., escolher Imagem e especificar o nome da paleta que será gerada.

    Gerando a paleta a partir da imagem
  4. A paleta deverá aparecer no diálogo de paletas com o nome que foi especificado.

    Paleta gerada

Com isso já dá para brincar bastante. Eu não sou designer para tentar me aprofundar mais no assunto das cores etc, mas já fica a dica para poder extrair a paleta da imagem. :-)




Comentários

Comentários fechados.

Sem nenhum comentário.

Artigos anteriores