Eustáquio Rangel

Desenvolvedor, pai, metalhead, ciclista

Conhecendo Rails

Publicado em Developer


Lá nos idos de 2005, existia uma piadinha sobre o tanto de coisas que eram necessárias saber para fazer uma aplicação web utilizando Java, com algum framework de escolha, e Ruby, com Rails. A imagem era essa aí embaixo, inclusive utilizada em post meu da época.

Java vs Ruby em 2005

Hoje em dia ironicamente a pilha ali da direita deu uma bela de uma aumentada. Para fazer uma aplicação em Rails, às vezes é necessário - e recomendado - aprender várias outras tecnologias associadas e isso às vezes assusta quem está chegando agora no mundo de Ruby e Rails. Aquele esquema do "seu blog em 15 minutos" ainda funciona, mas aquele "tchans" muitas vezes fica escondido embaixo de camadas de informação que complica um pouco esse ponto de entrada.

Como venho trabalhando com treinamentos com Ruby e Rails faz um tempinho, tenho coletado informações de quais eram e ainda são as dificuldades e dúvidas mais frequentes do pessoal que faz o curso, e para tentar sanar algumas delas e fazer uma introdução bem naqueles moldes de "usar o que está na caixa", eu lancei meu novo ebook Conhecendo Rails, fruto de vários desses treinamentos e como uma tentativa de facilitar a entrada de pessoal novo nesse mundo fantástico de Ruby e Rails.

Conhecendo Rails


Comentários

Comentários fechados.

Sem nenhum comentário.

Artigos anteriores