Eustáquio Rangel

Desenvolvedor, pai, metalhead, ciclista

Conhecendo o Git

Publicado em Developer


Conhecendo o Git

Ontem lancei um e-book, o Conhecendo o Git. Ele é resultado de alguns workshops que a minha empresa, a Bluefish, ministrou sobre essa tecnologia (inclusive, se alguém estiver interessado em treinamento inhouse/incompany sobre Git, Ruby e Rails, entre em contato).

Eu achei incrível durante a divulgação dos workshops o quanto várias empresas e desenvolvedores relegam uma tecnologia como os VCS's! Especialmente aqui na região de São José do Rio Preto (usando de exemplo por ter tido uma amostragem maior durante os contatos feitos), a grande maioria do pessoal não se interessa por esse tipo de ferramenta, que em minha opinião, como digo no livro, é essencial para um desenvolvedor. Diabos, uso isso desde o CVS, e não imagino como é gerenciar um projeto de software sem ferramenta do tipo.

Então resolvi compilar o conteúdo do treinamento para esse pequeno livro, onde fica mais fácil para quem não conhece desse tipo de ferramenta ter um retorno rápido sobre todas as vantagens que ela provê, e talvez aí sim pegar no pé da equipe para fazerem uso dela (e talvez algum treinamento conoso ;-).

Para o pessoal que já utiliza o Git no dia-a-dia, tem algumas dicas e "receitas de bolo" legais ali também.

Para o pessoal que já é fera no Git, comprem e deêm de presente para alguém. ;-)

Lembrando que o livro é distribuído em PDF e tem uma versão convertida para o Kindle. Particulamente eu não achei que a formatação, tanto convertendo de PDF como de ODT, não ficou muito legal no Kindle, então já fica o aviso. Escolhi fazer a conversão direta pois uma mais apurada ia dar um trabalho dos infernos e preferi ver qual vai ser o retorno ($$$) antes de ficar horas e horas e horas "tunando" para o formato.

Para vocês terem idéia, depois que eu liberei o tutorial novo de Ruby com o esquema de doações, após os primeiros dias onde recebi algumas doações (das quais sou muito agradecido, vocês quem doaram sabem quem são e detonam!) não recebi mais nada. :-p Lógico que a meta aqui não é rachar de ganhar com esse tipo de publicação, a qual sempre incentivei, mas acho que deu para pegar o ponto da coisa sobre o esforço necessário.

Ah, a versão em PDF está em um precinho camarada e não tem DRM, não sacaneiem demais o tio aqui hein! Sugestões (são bem-vindas) e reclamações devem ser direcionadas para o SAC. :-)




Comentários

Comentários fechados.

Sem nenhum comentário.

Artigos anteriores