BROffice, root e .DOCs
Publicado em GNU/Linux
Estava eu editando um documento no famigerado formato .DOC (é, queria o que, que eu usasse o Word?), quando de repente o BROffice SURTOU. Sim, surtou, travou, ficou doido, parou de responder. Sabe-se lá se por cargas d'água foi por causa do formato e alguma coisa que havia nele, mas enfim, tive que fechar a aplicação na marra com o xkill, como de costume sem que isso comprometesse a estabilidade do resto do sistema, a chamei novamente e ... nada.
Em um primeiro momento pensei que fosse alguma coisa que eu havia mexido, pois estava compilando e instalando versões novas do Apache e do PHP no computador, mas nada que fosse influenciar o BROffice. Verifiquei que havia uma mensagem de erro do tipo libGL warning: 3D driver claims to not support visual 0x5b quando chamava a aplicação e suspeitei de alguma coisa surtando no servidor gráfico, o que também achei que não tinha nada a ver mas para desencargo de conciência - e muito a contragosto - rebootei o computador. Voltei e ... nada ainda.
No próximo passo, decidi zerar as configurações do BROffice no diretório home e aproveitar para instalar uma versão nova. Como uso o Slackware, peguei os RPMs, converti em pacotes do Slackware e instalei. Nada. Rodei o strace e percebi que ele surtava logo após a mensagem da libGL, com uma série de mensagens. Aí deu uma luz e tentei rodar como root - BINGO! Olha o bicho iniciando! E como root, as mensagens de erro no strace não eram mais mostradas.
Nessa hora fiquei com a dúvida, permissões ok, tudo certinho, que diabos faz ele rodar somente como root e não mais como usuário normal? Parece que havia alguma trava e ... ei, espere aí! Trava, lock, e se ele criar algum lock ou flag em algum canto e no momento que surtou deixou a coisa travada lá? Fui direto no /tmp ver se havia algo diferente por lá e dou de cara com um arquivo do tipo:
srwxr-xr-x 1 root root 0 2007-07-18 21:18 OSL_PIPE_1000_SingleOfficeIPC_423
Resolvi apagar esse arquivo e rodar novamente como usuário normal e ... BINGO de novo (vou acabar indo no bingo com a minha sogra desse jeito)! Agora voltou tudo ao normal. O que fiquei curioso é que esse arquivo é criado toda vez que abrimos o BROffice, agora tenho um do tipo:
srwxr-xr-x 1 taq users 0 2007-07-19 00:48 OSL_PIPE_1000_SingleOfficeIPC_423
Esse arquivo foi devidamente apagado quando eu fechei a aplicação. Mas se quando ela surtou eu estava de usuário normal, porque quando retornou não obtive a permissão? Procurando na web, acabei encontrando pergunta e resposta idênticas de ... mim mesmo, é mole? Em Outubro de 2005 eu postei algumas mensagens no fórum do OpenOffice sobre o mesmo problema, mas ninguém me respondeu e eu acabei achando essa mesma solução. Deu uma sensação de deja-vú e de falta de memória agora.
Mas enfim, fica aí a dica. Se o BROffice parar de funcionar de uma hora para outra corram para verificar esses arquivos. E fiquem espertos com .DOC. ;-)
Comentários
Comentários fechados.
Artigos anteriores
- Pull requests em modo raiz - sex, 22 de dezembro de 2023, 09:57:09 -0300
- Qual a idade do seu repositório? - ter, 27 de dezembro de 2022, 12:50:35 -0300
- Utilizando ctags em projetos Rails mais recentes - qui, 24 de junho de 2021, 08:23:43 -0300
- Fazendo o seu projeto brotar - seg, 15 de julho de 2019, 08:57:05 -0300
- Learn Functional Programming with Elixir - sex, 02 de março de 2018, 18:47:13 -0300
- Ambiente mínimo - Driver Driven Development - qua, 23 de agosto de 2017, 15:15:03 -0300
- Ambiente mínimo - repositórios de código - dom, 16 de abril de 2017, 13:02:14 -0300
- Ambiente mínimo - terminal e navegador - dom, 02 de abril de 2017, 21:43:29 -0300
- Utilizando muitas gems no seu projeto? - sáb, 29 de outubro de 2016, 11:57:55 -0200
- Desenvolvedores e inteligência artificial - seg, 11 de julho de 2016, 09:09:38 -0300
Vc teve uma mistura de amnésia com deja vú: você já esqueceu isso antes.
Nerd é tudo assim mesmo ... cada vez mais desmemoriado hahahahaha
Eu não muito a favor de excluir arquivos de lock automaticamente na inicialização de um aplicativo. Acho que documentá-lo melhor seria mais interessante.
Me aconteceu algo semelhante com o squid aqui na empresa. Em uma determinada manhã cheguei para trabalhar e o squid parado. Investigando, vi que era o lock que impedia ele de iniciar... mas como ???. Pelo fato de ter visto o lock, fui analisar os logs e depois de bater cabeça por algum tempo descobri que minha fonte estava ferrada fazendo com que o servidor ficasse reiniciando. Se o squid apagasse o lock durante sua inicialização o servidor ainda iria reiniciar por um bom tempo sem que eu precebesse pois ocorria em tempos alternados e coincidentemente estávamos com problemas com a brasiltelecom (que prove sinal de internet) na mesma semana.
Rinaldi, eu vou ver isso hoje! Ontem fui dormir tarde por causa dessa aventura, mas hoje com certeza vou dar uma procurada em como tentar apontar esse fato para eles. Se eu tivesse feito isso dois anos atrás, não tinha apanhado dessa vez ehehe. Mas nem responderam meu email na época ...
Cris, eu nem tenho driver de impressora instalada aqui, eu uso o CUPS, e nem fucei com ele ontem. Mas valeu pela URL, eu não sabia daquilo não!
Gustavo, realmente, é o cão de zorba chupando manga. Cruz.
DOC = DO Cão
:-X
aqui o bixo só trava, quando eu resolvo abrir um zilhão de coisas, meu processador chora, eu perco a paciência e mato ele.
Sua impressora seriam Samsung? (nem sabia que os caras fazem impressoras...)
Olha isso aqui: https://deinix.dei.uc.pt/drupal/?q=node/2278
seria tão simples o proprio OOO apagar o arquivo antes de criar... não????
onde abre um bugzilla disso???