Blog do TaQ

PHP e Rails

Publicado em Developer

Estava eu vendo um post chamado PHP vs. Ruby on Rails. An evolutionary story of a Web Developer and his tools quando notei uma coisa. Ás vezes por desconhecer a linguagem ou até de maldade, as pessoas pintam o diabo mais feio do que ele é.

Por mais que eu ache Ruby melhor que PHP (eu uso as duas diariamente), vamos fazer a coisa certa né. Se vocês derem uma olhada nos exemplos de código que eles deram lá, para fazer a mesma coisa ...

PHP

<?php
$array = ['my list', 'of', 'items'];
for ($x = 0; $x < count($array); $x++) {
  echo $array[$x];
}
?>

Ruby

array = ['my list', 'of', 'items']
array.each { |item| p item }

... verão que o demo está pintado com cores mais radiantes mesmo. Em primeiro lugar, o jeito que ele criou um array em PHP está estranho. É só dar uma olhada nas funções de array (que na verdade, são hashes) para ver isso (ou tentar rodar o código, vá).

Em segundo lugar, o exemplo foi complicado desnecessariamente. E o de Ruby poderia ser mais simples também! Que tal:

PHP

<?php
	$array = array('my list','of','items');
	foreach($array as $item)
		echo "$item\n";
?>

Ruby

%w(my\ list of items).each {|item| puts item}

Acrescentei newlines ali no meio para deixar mais bonitinho no console. Se o código foi complicado por não ter muito conhecimento da linguagem, tudo bem, mas se foi de propósito, que feio hein.

Atualizado: Ei, o cara alterou o artigo hoje, um dia depois do meu post! Sacanagem. Mas eu juro para vocês que os códigos estavam do jeito que coloquei acima.


Tags:


Comentários

Sem nenhum comentário.

comments powered by Disqus

Twitter