Blog do TaQ

Tem muita gente se doendo ...

Publicado em GNU/Linux

Estou lendo aqui a opinião do Baboo sobre toda a polêmica envolvendo o Sérgio Amadeu e não aguentei em dar uma analisada também. :-)
Antes de mais nada, eu acreditava que o Baboo era um cara sensato, apesar de toda a birra dele para cima do Linux. Mas parece que ele me decepcionou ehehe. E depois falam que eu que tenho birra para cima da Micro$oft (ops) ...

Olhem que bonito que ele fala lá: "Linux e seus aplicativos de código-aberto, por mais limitados, mal-acabados e sem suporte que sejam.".
Limitados onde? Você faz de tudo que quiser com eles, talvez a limitação seja na cabeça de muita gente acostumada com softwares proprietários onde para compilar um helloworld.c você precisa de um framework enorme. Eu trabalhei com isso uns anos atrás e vou te falar, se você quer fazer a coisa certa, fica limitado mesmo. Ah, você comprou seu software no camelô e utiliza ele na sua máxima capacidade? Que bom para seu bolso, mas que feio para você ...

Mal-acabados onde? Quantas vezes o Apache travou ou recebeu e enviou tantos vírus quanto um IIS? Chega?

Sem suporte é desculpa de viciados corporativos que adoram ficar no telefone com o suporte técnico só para falar "hoje falei com o Ciclano lá na Micro$oft e ..." vão se virar, diabos! Não conhecem lista de discussão, newsgroups, websites, email? Isso é preguiça degenerativa! São pessoas que trabalham com informática ou um saco de batatas?

Ah, ele cita xenofobia no artigo mas faz várias montagens de terroristas e meliantes com rosto de pinguim. Tsc tsc. Fala de algo que ele mesmo deixa explícito que é atitude dele.

Olhem algumas supostas discrepâncias que ele aponta:

1. Defender sim, denegrir não. "Não há muito o que falar sobre as regras básicas da boa-educação e ética de qualquer profissional: defenda as suas idéias com argumentos inteligentes e racionais ao invés de partir para ofensas desnecessariamente, o que comprometerã a seriedade dos seus argumentos.". Steve Ballmer falou que o Linux é um câncer. Tem que calar a boca depois dessa né?

2. Xenofobia x Fatos reais "Tudo que se refere a Windows e Microsoft é tratado pelo Sr. Sérgio como algo ruim e negativo quando no mundo real - ele discordando disso ou não - a Microsoft é responsável por ter criado um gigantesco nicho de mercado aonde dezenas de milhares de profissionais trabalham diariamente." Ah, sim, geração de emprego exime qualquer discussão sobre o que esses empregos suportam, não é? Tem tantas outras coisas por aí que geram tanto emprego usados para tanta coisa estranha né? Não vou ser mais incisivo aqui pois posso ser processado também, então ...

4. Desenvolvimento local de software ? "Bem-vindo á plataforma Microsoft nos últimos 15 anos ! Porquê o Governo acha que o software livre incentiva o desenvolvimento local quando o Windows já faz isso há tanto tempo ?" Por que nem todo mundo tem dinheiro para pagar o absurdo que custa as ferramentas de desenvolvimento, o software operacional e principalmente os computadores que são necessários para rodar esses mamutes. Utilizando software livre você dá chance para um garoto de classe baixa/média e que talvez seja um gênio (Einstein era pobre, lembram?) possa começar a desenvolver todo o seu potencial mesmo em máquinas mais modestas. Ou está se achando que todo mundo é rico aqui no Brasil? Ou vamos incentivar comprar computadores do Paraguai e softwares do camelô?

5. Grandes empresas estão investindo em Linux "A HP e IBM estão apostando no Linux (embora o volume e o lucro com servidores Windows seja muito maior do que com servidores Linux, algo que elas não mostram) - mas para onde vão os seus lucros ?" Não se esqueça de grandes empresas puramente nacionais que utilizam Linux e economizam muito dinheiro, que acaba ajudando a empresa a crescer e investir, não é mesmo? E talvez até melhorar o salário dos funcionários que conseguem essa economia ... ;-)

6. Radicalismo e preconceito para quê ? FUD ? Três palavras: "Get the Facts". Chega? Se você está achando tão ruim o Sérgio Amadeu falar isso aqui no Brasil, o que tem a dizer da campanha *mundial* da Micro$oft para descer o sarrafo no Linux?

7. Pode-se falar impunemente o que quiser pelo simples fato de ser diretor-presidente do ITI ? Pode se falar impunemente pelo simples fato de ser da Micro$oft? "Linux é um cancêr", como mencionei o Steve Ballmer acima? Quer dizer que o Sérgio Amadeu não pode fazer analogia à traficantes mas o Baboo, com as fotos no site, pode, e pior, o Bill Gates, pode chamar seus usuários de viciados:
"Although about three million computers get sold every year in China, people don't pay for the software. Someday they will, though. And as long as they're going to steal it, we want them to steal ours. They'll get sort of addicted, and then we'll somehow figure out how to collect sometime in the next decade."
Bill Gates, Address to UW Quoted on July 20, 1998 Fortune Magazine


O que vejo no artigo do Baboo são contradicões e mais contradições. Ele critica coisas que supostamente o software livre tem mas ele mesmo deixa claro no seu artigo que pensa veemente do modo das coisas que ele critica! Me parece uma tentativa de crítica vazia e desesperada de alguém que está muito doído com o jeito que as coisas vem acontecendo, e vão acontecer.
Tags:


Comentários

Sem nenhum comentário.

comments powered by Disqus

Twitter