Blog do TaQ

Coisa do capeta

Publicado em FLOSS

Esses dias estava olhando para um Pentiumzinho 166 Mhz em casa, encostado ali no cantinho dele, sem funcionar fazia um bom tempo. Eu aposentei ele quando comprei meu potente Pentium III (ohhhhh) que uso até hoje em casa, e não havia mais ligado o coitadinho ... e resolvi ligar para ver o que virava.

Primeira surpresa após ligar todos os cabos lá dentro, soltos quando tirei alguns componentes (HD's, etc) para passar para o PIII era que havia esquecido do som do cooler do processador, que só seria acionado se o dito cujo esquentasse demais, ou quando eu ligava a máquina. Música clássica versão caminhão de gás. :-)

Segunda surpresa, o HD jazia morto, coitado. O pequeno Quantum me serviu bem por muito tempo mas se recusava a esboçar alguma coisa quando a corrente passava por ele. Decidi desligar o bichinho e procurar um HD jogado em algum canto na empresa no outro dia.

Acabei achando um HD com a capacidade enorme de 2.1Gb, escrito "testar" com caneta hidrográfica em cima. Paguei para ver, e levei para testar. Aí deu uma luz: o que eu iria instalar no micrinho?

Como sempre fiquei curioso com os BSD's, decidi baixar as duas ISOs do FreeBSD e dar uma olhada na cara dele. Eu até pensei nos outros BSDs, mas decidi testar o Free. Se bem que tenho um certo pé atrás com o Theo "deu Rata", do Open, que parece meio complicado. Parece que os ciúmes que ele tem do GNU/Linux é proporcional à qualidade do sistema dele, ou seja, enormes. :-) Como não dou muito crédito para esses tipos "surtadinhos", decidi ficar com o Free. E quer coisa mais Heavy Metal que o Beastie? :-)

Para minha surpresa, eita treco rápido! Mesmo no Pentiumzinho, bootou rápido, instalei o Fluxbox, o Vim e o Ruby e já estava em casa!

Agora fiquei interessado em fuçar mais nele. Vou comprar uma daquelas gavetas removíveis de HD e usar no meu PIII, para pelo menos usar em uma máquina "nem-tão-atualizada-assim-mas-nem-tanto-também". :-)

E a título de curiosidade, vou instalar o Slackware, que é a distro que eu uso, no Pentiumzinho para fazer algumas comparações (sem flames, please!) depois e posto aqui.


Tags:


Comentários

Sem nenhum comentário.

comments powered by Disqus

Twitter