Blog do TaQ

Instalando o Inkscape no Slackware

Publicado em Comics

Inkscape

Desde que o Patrick tirou o Gnome do Slackware, algumas "gnome-coisas" (especialmente os zilhões de libs que são utilizadas lá) ficaram um assunto um pouco complicado por aqui. Se bem que, mesmo quando tinha o Gnome haviam algumas dependências meio chatinhas, levando em conta que o Slackware que não faz resolução de dependências - aproveitando para dizer que apesar de reclamar que essas muitas dependências são um negócio chato, eu gosto do jeito que o Slackware se posiciona, seja de um modo meio masoquista, simples ou sei lá o que.

O ponto é que eu fui tentar atualizar o Inkscape 0.46 por aqui e topei com essas ditas cujas. O bom é que, apesar de ter que compilar quase todas "na unha", elas compilam e instalam de boa, em alguns casos usando o checkinstall mesmo e em outros usando um SlackBuild específico para a dita cuja, e já estou com o bichinho rodando por aqui.

A única mais chatinha foi a Boost, mas achei um post muito bom aqui sobre como instalar a danada sem problemas.

De resto, segue uma lista das libs necessárias para rodar o Inkscape no Slackware. Não vou fazer um tutorial de como instalar tudo, mas é só seguir o método dos SlackBuilds ou ir no esquema do ./configure, make, make install mesmo. As dependências são:

Em tempo: nada contra o Gnome (desde que ele não fique dependente do mono!), mas eu não utilizo nem ele nem o KDE, e sim o XFCE.


Tags:


Comentários

comments powered by Disqus

Twitter