Quem te viu e quem te Vista
Publicado em Microsoft

Alguns anos (uns dois, por aí) atrás, um sujeito disse isso:
At the PDC we saw the latest ways in which Microsoft has pushed the operating system beyond its roots into an advanced operating system; far more than the universe of read(), write() and poll() that Linux developers usually think of as being 'the OS'."
Ah, sim, agora com o Windows Vista vimos isso na prática, viu? Ê bola de cristal furada. Em todo caso, não é de se estranhar isso de alguém que diz que o Unix é um "mundo de dor". Blé.
Tags:
Comentários
Comentários fechados.
Deixa eu adivinhar... é aquele mesmo que falou que se não copiássemos as "inovações" do Vista, ficaríamos mto atrás? o aero e toda aquelas outras baboseiras que a MS acabou tirando (winFS, etc)?
Ok, vi nos seus bookmarks no delicious um monte de manchetes negativas sobre o Vista, mas o que especificamente refuta a afirmação do Miguelitcho sobre ir além de read, write e poll? Popularidade não é sinônimo de qualidade...
Além do mais... read(), write() e poll() é uma afirmação bem específica. Quer dizer mais ou menos que o Windows tem chamadas de sistema para lidar com dispositivos ou sockets mais refinadas e avançadas. Um sistema pode ser impopular, ruim, lento, não-escalável, inseguro, pesado e ainda assim ter tais chamadas incrivelmente boas.
De que adianta ter chamadas de sistema para lidar com dispositivos ou sockets mais refinadas e avançadas se no escopo da funcionalidade geral isso torna o sistema ruim, lento, não-escalável, inseguro, pesado? Seria mais ou menos colocar a transmissão de uma Ferrari em um caminhão enormee?
Eu não uso o sistema e não posso comprovar na prática, mas pelo que a turma está falando por aí o conceito de "advanced operating system" citado ali está bem estranho atualmente, na prática. Quem comprou a idéia vendida por ele alguns anos atrás pode estar meio frustrado atualmente ...
Ah, só para complementar ... eu fico mais com o que ele criticou, o universo focado dos desenvolvedores do Linux (nesse caso, sem o GNU, falando só do kernel), que podem se concentrar especificamente na qualidade naquele ponto, dando recursos para outros desenvolvedores colocarem "carinhas bonitas" como interfaces gráficas etc e tal, *que ajudam a formar um sistema operacional completo para usuário final*, do que do como o outro universo, onde tudo parece ser uma coisa insana só. Mas isso não é novidade né. :-)
Bom, o Icaza só não é Linux-xiita ;)
Mas depois dessa acho que ele vive numa outra realidade... uma realidade onde programar para *nix em um vim é dolorido... uma realidade sem IDE, uma realidade enterprise... um mundo além da imaginação. :D