Blog do TaQ

Expressado o NÃO da ISO sobre o OOXML

Publicado em Microsoft

Ballmer loco!

Agora é oficial: a ISO reprovou o formato OOXML da Microsoft, como pode ser verificado aqui. O duro que os caras não tem jeito mesmo. Já estavam cantando vitória antes do tempo! Ê mania de vendedor safado! Eu estava acompanhando durante o dia hoje as notícias do resultado mas não quis postar nada antes do anúncio oficial. Segundo o site da ISO, em Fevereiro do ano que vem vai ocorrer uma reunião discutindo os comentários dos votos que impediram o padrão de passar, para que possa ser reavaliado sob os critérios dos países que teceram os comentários:

Comments that accompanied the votes will be discussed at a ballot resolution meeting (BRM) to be organized by the relevant subcommittee of ISO/IEC JTC 1 (SC 34, Document description and processing languages) in February 2008 in Geneva, Switzerland.

Tirando a parte "demoníaca" do meio, ou seja, de tentarem manter todo mundo em cima dos padrões dos "padrões" deles (redundância necessária, enfática e sarcástica aqui), vamos ver se eles conseguem passar nas questões técnicas, de que fugiram tanto, nessa segunda tentativa no ano que vem. Mas esse "NÃO" inicial, em minha opinião, é muito importante moralmente e dá recursos para que possamos questionar essas áreas não técnicas durante esse período. Afinal, depois de 6000 e tantas páginas, toda a estrutura com um monte de gente trabalhando em cima do assunto, os caras não conseguem fazer uma coisa decente? Ponto negativo para eles. Fora as situações estranhas que permearam toda essa votação, onde vimos que o maior investimento foi financeiro e político. Mais pontos negativos para eles. Podemos ver os resultados aqui.


Tags:


Comentários

comments powered by Disqus

Twitter