Blog do TaQ

BROffice, root e .DOCs

Publicado em GNU/Linux

Estava eu editando um documento no famigerado formato .DOC (é, queria o que, que eu usasse o Word?), quando de repente o BROffice SURTOU. Sim, surtou, travou, ficou doido, parou de responder. Sabe-se lá se por cargas d'água foi por causa do formato e alguma coisa que havia nele, mas enfim, tive que fechar a aplicação na marra com o xkill, como de costume sem que isso comprometesse a estabilidade do resto do sistema, a chamei novamente e ... nada.

Em um primeiro momento pensei que fosse alguma coisa que eu havia mexido, pois estava compilando e instalando versões novas do Apache e do PHP no computador, mas nada que fosse influenciar o BROffice. Verifiquei que havia uma mensagem de erro do tipo libGL warning: 3D driver claims to not support visual 0x5b quando chamava a aplicação e suspeitei de alguma coisa surtando no servidor gráfico, o que também achei que não tinha nada a ver mas para desencargo de conciência - e muito a contragosto - rebootei o computador. Voltei e ... nada ainda.

No próximo passo, decidi zerar as configurações do BROffice no diretório home e aproveitar para instalar uma versão nova. Como uso o Slackware, peguei os RPMs, converti em pacotes do Slackware e instalei. Nada. Rodei o strace e percebi que ele surtava logo após a mensagem da libGL, com uma série de mensagens. Aí deu uma luz e tentei rodar como root - BINGO! Olha o bicho iniciando! E como root, as mensagens de erro no strace não eram mais mostradas.

Nessa hora fiquei com a dúvida, permissões ok, tudo certinho, que diabos faz ele rodar somente como root e não mais como usuário normal? Parece que havia alguma trava e ... ei, espere aí! Trava, lock, e se ele criar algum lock ou flag em algum canto e no momento que surtou deixou a coisa travada lá? Fui direto no /tmp ver se havia algo diferente por lá e dou de cara com um arquivo do tipo:

srwxr-xr-x  1 root root     0 2007-07-18 21:18 OSL_PIPE_1000_SingleOfficeIPC_423

Resolvi apagar esse arquivo e rodar novamente como usuário normal e ... BINGO de novo (vou acabar indo no bingo com a minha sogra desse jeito)! Agora voltou tudo ao normal. O que fiquei curioso é que esse arquivo é criado toda vez que abrimos o BROffice, agora tenho um do tipo:

srwxr-xr-x  1 taq  users    0 2007-07-19 00:48 OSL_PIPE_1000_SingleOfficeIPC_423

Esse arquivo foi devidamente apagado quando eu fechei a aplicação. Mas se quando ela surtou eu estava de usuário normal, porque quando retornou não obtive a permissão? Procurando na web, acabei encontrando pergunta e resposta idênticas de ... mim mesmo, é mole? Em Outubro de 2005 eu postei algumas mensagens no fórum do OpenOffice sobre o mesmo problema, mas ninguém me respondeu e eu acabei achando essa mesma solução. Deu uma sensação de deja-vú e de falta de memória agora.

Mas enfim, fica aí a dica. Se o BROffice parar de funcionar de uma hora para outra corram para verificar esses arquivos. E fiquem espertos com .DOC. ;-)


Tags:


Comentários

comments powered by Disqus

Twitter