Blog do TaQ

Atenção que isso é sério!

Publicado em General

Gente, esse assunto é MUITO SÉRIO. Seríssimo. Se alguém de vocês tiver alguma pinta suspeita no corpo, que tenha um tamanho estranho, que cresça de vez em quando, que não tenha uma cor "chapada" (que seja meio degradê e tal), corra para o dermatologista! Sim, corram para dar uma olhada nesse negócio e não levem um susto como eu passei.

Vou explicar. Eu tinha (isso, tinha, foi removida, como pode ser visto pela linda cicatriz aqui) uma pinta na canela, e em uma ida á dermatologista ela achou estranho aquilo, me perguntou a quanto tempo eu tinha e marcou um exame dermatoscópico, que é basicamente um exame onde o médico utiliza um aparelho para aumentar a pinta várias vezes de tamanho e dar uma olhada melhor nela. Após o exame, ela disse que era uma pinta "boazinha" (sem sarcasmo), mas que era melhor tirar ela de lá só por vias das dúvidas. Pois ela podia se transformar em um negócio que o próprio nome é feito e só vou por aqui por causa da indexação nos mecanismos de busca: melanoma.

Que diabos que é isso? Vou tentar resumir de uma maneira bem clara: é uma @#$@$@$ de uma pintinha @#$@$@# que pode #$@$@@#$@ com a sua vida, sim, é isso, uma merdinha que a gente não presta atenção mas que pode nos levar a morte. Por isso que eu estou fazendo esse post e vou tentar chamar atenção para esse tipo de coisa, pois apesar de eu ler tudo que me aparece na frente sempre fui muito ignorante com essas coisas de saúde, ainda mais uma "pintinha". Santa inocência, quando a gente pensa o que quebrar o núcleo de um átomo não faz ...

Bom, eu marquei a cirurgia para Quinta passada (09/10), fui lá e levei 8 pontos na perna. É, a mardita tinha quase 1,5cm x 0,8cm, que foi a área retirada de lá. Uma coisa a se notar é que eu vi praticamente tudo que estava sendo feito ali e não passei mal, mas na hora que eu senti o cheirinho de queimado da cauterização argh ... ;-) Até aí tudo bem, mas na hora que acabou a cirurgia, eu costurado e coisa e tal ela me deu um frasquinho com a dita pinta grudada no pedaço de pele retirado e mandou eu fazer outra coisa que o próprio nome também é feio: biópsia.

Nisso eu já pensei "peraí, pode ser até procedimento padrão, mas precisa disso?" e já fui ficando preocupado. E, puxa, algumas vezes a ignorância pode ser uma benção, indo na contramão do que eu falei ali acima, pois eu fui procurar na web sobre isso e o que encontrei me deixou de cabelo em pé a ponto de quase me jogar em uma depressão. A coisa pode ser feia, muito feia. O problema é quando a pinta cria células "rebeldes" e as dita cujas crescem na vertical e contaminam os tecidos e vasos abaixo. E para isso não precisam de muita coisa não! 3 mm já bastam para criar um problema grave. E se chegar nesse ponto, outra coisa horrível que pode acontecer é a metástase, ou seja, aquelas célular rebeldes da "pintinha" irem parar em tudo quanto é órgão do seu corpo! Deus nos livre!

E quanto mais eu lia, mas eu ficava assustado. E o resultado do exame foi marcado para o próximo dia 21 só! No fim de semana eu estava um bagaço, mandei email e fiquei tentando ligar para a médica, mas ela estava viajando. Consegui falar com ela no Domingo à noite, mas a única coisa que ela me disse era que a gente devia esperar o exame! Arrgggh! Aí vim conversar com o médico aqui da empresa que me falou a mesma coisa. Ontem eu estava só o bagaço, e resolvi ligar no laboratório para perguntar de prazos, e uma senhora muito simpática entendeu o meu desespero e conseguiu que eu pegasse o meu exame hoje! E lá vou eu agora há pouco lá pegar ... coisa horrível você com um papelzinho na mão com o que pode acontecer na sua vida lá dentro.

Bom, lá deu que eu tinha um nevo melanocítico composto displásico, ou seja, UMA PINTA MESMO, sem nada a mais. UFA!!! Caras, vocês não sabem o alívio que isso me deu. Eu não bebo nada de álcool mas hoje falei que saio para tomar uns gorós (acompanhado senão fico ruim e dou trabalho ahaha). Segundo a descrição na URL acima, um nevo melanocítico é uma pinta escurinha e displásico quer dizer que tem como característica lesões cuja coloração não é uniforme e pode variar do róseo ao negro, o tamanho é maior, as bordas são irregulares e a pigmentação também. Ou seja, meio que parecidos com o que dá problema.

Eu saí correndo e levei o resultado para a médica ver, mas ela não estava lá, e o resultado me foi confirmado pelas mocinhas da clínica e por um médico que estava lá (por sinal, o mesmo médico aqui da empresa!), então, vou encher muito o saco de vocês ainda, se Deus quiser! :-)

Mas gente, por favor não levem sustos e não deêm chance de uma melequinha dessas ameaçar a vida de vocês. Tirem a roupa agora! Já! E deêm uma olhada no corpo para ver se há alguma pinta ou mancha estranha. Se tiver, vão na dermatologista dar uma olhada. É rápido e dá para a gente ficar muito mais tranquilo. Como não tem muito esclarecimento sobre isso, vou deixar esse post e vou criar uma caixinha ali à direita linkando com ele. E vou procurar falar disso nas minhas palestras, no finzinho, agora me aguentem. :-) Mas não podemos dar chance de uma coisinha aparentemente besta dar uma dor-de-cabeça dessas.


Tags:


Comentários

Sem nenhum comentário.

comments powered by Disqus

Twitter