Blog do TaQ

Montando sistemas de arquivos remotos com o SSHFS

Publicado em GNU/Linux

Estava enfrentando uma situaçãozinha meio mala aqui, usando o notebook e o desktop (comprei um notebook falando nisso, depois de penar um pouco deixei ele funcionando redondinho com GNU/Linux, Slackware voando baixo no bicho, depois eu escrevo sobre isso): eu precisava volta e meia ficar enviando arquivos de um para o outro, lógico, podia usar algum diretório da rede, mas queria um pouco mais de agilidade e transparência.

Resolvi o problema: acabei de instalar o SSHFS, que junto com o FUSE me permitiram montar um diretório remoto no desktop aqui no notebook (inclusive estou escrevendo isso no diretório montado).

Depois de instalar o FUSE (fica aqui uma dica: se você estiver instalando com o checkinstall, preste muita atenção pois no pacote gerado são referenciados vários arquivos de módulos do kernel, abaixo de /lib/modules/<sua versão do kernel aqui>, então se for desinstalar o pacote já sabe que arquivos que poderão ir pro beleléu - o lance é excluir esses arquivos críticos da listagem do pacote) e o SSHFS, é fácil utilizar.

Para montar e desmontar um diretório, digamos, /home/taq no IP 192.168.0.151 no diretório local /mnt/remote, é só utilizar:

sshfs 192.168.0.151:/home/taq /mnt/remote
fusermount -u /mnt/remote

E fica tudo certo. :-)


Tags:


Comentários

Sem nenhum comentário.

comments powered by Disqus

Twitter