Blog do TaQ

Ovos quebrados

Publicado em Web

É incrível o descaso de alguns sites em relação à eficiência da tecnologia utilizada em sua construção. Estou puto da vida com o Omelete, que é um excelente site de notícias relacionadas à quadrinhos, cinema, música, etc, mas é um péssimo exemplo de como um site deve usar tecnologias e respeitar seus leitores.
Olhem esse screenshot:



Estão vendo aquela caixa cinza lá no meio? É um banner em Flash, criado em um layer acima dos outros (z-index!), ridiculamente escondido no código da página usando funçõeszinhas JavaScript (será que o desenvolvedor acha que isso é a galinha dos ovos de ouro e só ele sabe *tentar* fazer?), e que não fecha!
O estúpido que fez aquilo deve ter se baseado em algum "padrão do IE" para fazer a action relacionada ao fechamento do layer, e ele não funciona no FireFox. Resultado: não consigo ler lá embaixo. Testei aqui com o Konqueror (onde não instalei o plugin do Flash) e rolou legal, mas por que diabos o cara não faz um serviço decente no fechamento do Flash?
E não é a primeira vez que fazem isso. Teve uma vez que tinha um banner do Hulk lá que impedia a visualização do site também, e enviei um email para eles (enviei um dessa vez também) e o sujeito me respondeu todo bravinho, dizendo se eu ia pagar o valor que o Hulk (não sabia que ele existia eheh) estava pagando para eles por ter o banner lá.
Respondi o email dizendo que por mim eles podiam entupir o site de banners, mas que deixassem ele utilizável, poxa! Tanta gente aí preocupada com usabilidade e uns topeiras desses nem esquentam a cabeça se o site ficar inutilizado (aí já vem aquela história da "porcentagem de browsers diferentes do IE que acessam o site", mas aí já é outra história).
Encontrei um banner desses no Submarino também, e enviei um email, pois não pude comprar o que eu queria, não conseguia nem clicar no menu! Resultado: tiraram o maldito banner e provavelmente deram um puxão de orelha no indivíduo "criativo" que teve a brilhante idéia de colocá-lo lá daquela maneira.
Agora, parece que o Omelete quer deixar os ovos quebrados mesmo ... tsc tsc.
Tags:


Comentários

Sem nenhum comentário.

comments powered by Disqus

Twitter