Blog do TaQ

A loucura do Zotob e o custo real entre Windows e Linux

Publicado em Microsoft

Estou aqui lendo esse artigo, onde o autor faz alguns comentários sobre a "festa" de infecções que estão acontecendo com o Zotob e suas variantes. Ele tem alguns pontos muito interessantes a serem comentados.

Ele cita algumas empresas usuárias de Windows (CNN, ABC, The New York Times e outras que estão na Fortune 500) como provavelmente sendo idiotas e com administradores de sistemas mais idiotas ainda.

Uma das causas é por que ainda estão rodando Windows 2000 e cita que o suporte para essa versão do Windows expirou no último 30 de Junho. É, expirou, já era. Migrem todos para o XP ou para alguma coisa melhor. Ok, ok, teoricamente uma migração para p XP seria uma evolução para um ambiente mais estável, mas a gente sabe que não é assim, certo? E quem (seja indivíduos ou corporações) tem dinheiro para fazer atualização sempre que der na telha da Microsoft? É a estratégia do "enfia guela abaixo", e não reclame se você não aceitar isso. Mesmo a software assurance não ajuda nisso.

Outra causa que ele menciona é que dizem que o vírus pode ser evitado instalando as atualizações do Windows 2000 e que a pobre da Microsoft avisou todo mundo. Mas nós sabemos que ela própria não aplica os patches "conserta-um-quebra-dois". ;-)

Também cita que uma correção para três falhas críticas do Internet Explorer estava corrompida, que aconteceram muitos problemas com uma das atualizações do Windows 2000 (será o SP2 do w2k?) e que não seria uma boa idéia você ter que explicar para o patrão que uma aplicação que funcionava na Sexta estava morta na Segunda por causa disso. Realmente, fica uma situação meio estranha dizer que quebrou tudo justamente em uma tentativa de consertar.

Agora o que vale muito a pena ler é um artigo da Laura DiDio (sim, ela mesma) onde ela diz:

"Se você não sabe o que tem na sua rede, se você não consegue estimar 
o valor horário, mensal e anual de um downtime, se você não sabe quanto 
tempo vai levar para se recuperar de uma problema de segurança, se você 
não pode responder questões sobre licenciamento na sua empresa, então 
você realmente não pode responder qual é o certo para o seu negócio, 
Linux, Windows ou Unix."

Ué? Ela virou defensora do Linux agora? ;-)


Tags:


Comentários

Sem nenhum comentário.

comments powered by Disqus

Twitter